Das vezes que saio para comer fora em restaurantes (e olha que nem são muitas), na maioria das vezes me deparo com essas mosquinhas chatas rondando o meu prato.

Como não sou uma pessoa tão paciente assim, ainda mais quando estou com fome, fico muito irritada e tento a todo custo fazer com que elas voem para outra mesa hehe!

Confesso que antes de escrever este post não sabia que a visita das moscas se tratava de um problema tão sério, e acredite, esses pequenos insetos podem transmitir tantas doenças que você nem imagina!

E elas estão ali, no restaurante, porque tem algo de errado no ambiente. Ah, e claro, elas vieram devido ao delicioso cheiro de comida, assim como nós, clientes! 

Mas, de qualquer forma, elas conseguem fazer com que a gente se sinta desconfortável e tendo a sensação de estar disputando o prato de comida hehe!

Essa é a minha visão como consumidora desses estabelecimentos, então você, dono de restaurante que está lendo este post, é melhor se prevenir seguindo as dicas que separamos para espantar as moscas do seu restaurante.

OBS: A não ser que você queira que elas se tornem clientes fiéis!  

O que atrai as moscas em um estabelecimento?

Se em casa já ficamos irritados com aquelas moscas zanzando para lá e para cá, imagina no momento em que estamos morrendo de fome e queremos comer em paz, principalmente em um restaurante?

Você já dá aquela conferida para ver se o problema não está em você, mas, para o seu alívio (ou não) muitas vezes está no ambiente mesmo! 

E quando o cliente percebe que o problema está no ambiente, ele associa que algo está de errado principalmente na parte da limpeza. 

E é aí que o negócio fica mais grave ainda, porque elas estão em um estabelecimento alimentício.

Engenho

Assim como as pessoas demonstram sintomas quando algo está de errado com o organismo, o mesmo funciona em estabelecimentos, só que, nesse caso, as pragas são os sintomas! 

Para conseguir solucionar esse problema, primeiro, vamos ver o porquê delas gostarem tanto de um restaurante ou qualquer outro estabelecimento gastronômico.

Restos de alimentos e lixos em geral

As moscas têm hábitos diurnos, então não é coincidência que elas busquem os horários de produção de alimentos.

Isso por que elas são guiadas pelos odores que são levados com o vento, então da mesma forma que o cliente se sente atraído pelo cheiro delicioso de um restaurante, elas também se sentem!

E olha que elas não medem esforços para chegar até uma cozinha. Frestas na parede, abertura nos ralos, ou vão em instalações hidráulicas mal feitas são um bom meio de transporte.

Isso se não conseguirem entrar pelo caminho mais fácil, que são as portas e janelas, obviamente!

O foco delas são os restos de alimentos, farelos e acúmulos de cascas, resíduos orgânicos, em geral. Por isso a importância de evitar deixar líquidos de carnes e frutas na superfície da bancada.

Frutas, legumes, alimentos frescos e cozidos expostos por um bom tempo também são um prato cheio para as moscas.

Moscas em tigela com tomate e cebola.Moscas em tigela com tomate e cebola. Por Shutterstock

Mantenha sempre a cozinha limpa e organizada, verifique se não ficou nenhum resto de comida em ralos, pratos, panelas ou cantos.

Sem falar no lixo, é claro! Não deixe acumular resíduos, mantenha a tampa sempre bem fechada e procure higienizá-lo com frequência.

Tudo isso são informações que você e a galera da cozinha já devem saber, mas não custa nada dar mais uma avisada caso as moscas estejam se tornando clientes fiéis do restaurante!

Dicas de como prevenir a visita das moscas

As moscas tem o poder de tirar qualquer pessoa do sério, não é mesmo? Em épocas mais quentes, principalmente na chegada da primavera e verão, o aparecimento desses insetos se torna ainda maior.

E com a chegada deles, a imagem do seu restaurante pode ser prejudicada, e pior ainda, a saúde dos seus fregueses também.

Precisamos tomar cuidado, pois as moscas são vetores de diversas doenças, como salmonela, disenteria e até mesmo tuberculose.

Elas pousam em diversas superfícies diferentes, até chegar no prato do seu cliente ou nos pratos do buffet que estão expostos.

Mosca em colher de sopaMosca em colher de sopa. Por Mental Floss

Não queremos te assustar, apenas te alertar! É um problema simples e comum em restaurantes e em casa, mas, ao mesmo tempo, é sério, viu? 

Não podemos deixar os clientes batendo as mãos pra lá e pra cá para espantar as moscas! 

Então, para não afastar seus clientes e, no lugar deles sobrarem só as moscas, vamos ver o que você pode fazer para resolver esse problema!

  1. Telas Mosquiteiros

As telas mosquiteiros são bastante comuns de serem usadas em casas e apartamentos. É uma barreira física que impede a entrada de insetos no interior do ambiente.

É importante instalá-las também em janelas de ambientes comerciais. São materiais resistentes, a tela é feita sob medida, de fibra de vidro com PVC que resiste ao sol, chuva e é anti-chamas. 

Existem outros modelos também, como os com velcro, facilitando na hora da instalação.

O bom é que você pode abrir a janela da mesma forma, pois a tela não impede a passagem do ar.

É uma ideia muito simples, mas que garante que a sua cozinha esteja protegida!

Tela mosquiteiro em janela

Tela mosquiteiro em janela. Por MagazineLuiza

  1. Cortinas de ar 

Você provavelmente já deve ter entrado em uma loja e sentido aquele vento ao passar pela porta. Esse “vento” é feito pelas cortinas de ar!

Elas impedem a entrada das moscas justamente por produzirem um fluxo constante de ar, fazendo com que elas não consigam continuar voando e vão para outro lugar.

Porém, como as cortinas de ar só protegem a entrada principal, é bom combinar com outras barreiras, como as telas, protegendo o restante das aberturas e frestas do ambiente.

Cortina de ar em entrada.Cortina de ar em entrada. Por Webcontinental

  1. Armadilha Luminosa

A armadilha luminosa fica no teto e captura os insetos, que são atraídos pela luz. Eles ficam apenas grudados, não são eletrocutados nem fragmentados.

O aparelho não produz cheiro e nem fumaça. Pode ser fixado no teto ou por vigas, sendo equipado por 3 lâmpadas protegidas por um protetor transparente.

Armadilha luminosaArmadilha luminosa. Ultralight

  1. Velas de Citronela

As velas de citronela são um método natural de afastar diversas outras espécies de insetos voadores, não só as moscas!

São bastante usadas em churrascarias e restaurantes, principalmente naqueles que servem frutos do mar, pois o cheiro da vela afasta as moscas da fritura do peixe.

O indicado é acender as velas meia hora antes de começar os trabalhos com os alimentos, podendo ser colocada na cozinha e também no salão, mas sem exagerar, é claro!

Velas de citronelaVelas de citronela. Por Loja das Velas

  1. Receita Caseira

Sempre encontramos receitas caseiras para quase tudo na vida, não é verdade? Então é claro que nessa situação, uma receita caseira pode ajudar!

Limão com cravo

Você já deve ter ouvido por aí que alguns cravos da índia espetados na metade de um limão tem um poder repelente.

Esse método é aprovado inclusive, pela doutora em Fitopatologia, Margarete Camargo.

É uma receita super simples e que pode ajudar bastante! Tudo bem que não é tão bonita assim para se colocar no salão do restaurante, mas você pode tentar usar de uma maneira discreta.

Cravos espetados em metade de limãoCravos espetados em metade de limão. Por Maisvibes

  1. Plantas Aromáticas

Algumas plantas aromáticas, com fragrância, assim como a citronela, também afastam as moscas devido o aroma forte.

Alecrim, Manjericão, e Menta são algumas dessas plantas que podem ser inseridas em uma horta vertical do restaurante, ou então em vasos, como essa ideia da foto. (se você tiver espaço, claro)

E o melhor é que ainda pode usar as plantas como ingredientes! 

Vasos com plantas em janelaVasos com plantas em janela. Por 7luas7sois

Vasos de lavanda também são uma ótima opção. Você pode colocar na fachada do restaurante, perto da porta. Além de decorar, a planta carrega a função de afastar os insetos por conta do seu aroma!

  1. Dedetização

A dedetização em restaurantes é uma exigência da vigilância sanitária e de extrema importância para não eliminar somente as moscas, mas diversas outras pragas!

Contrate uma equipe especializada e treinada, dessa forma ela conseguirá encontrar os problemas e eliminá-los com a técnica adequada.

Homem dedetizando restaurante.Homem dedetizando restaurante. Por Gestão de Restaurantes

  1. Mesas e Cadeiras

É importante manter limpa qualquer superfície que tenha contato com alimentos, seja na cozinha, ou não!

São nas mesas e cadeiras que os clientes deixam cair um copo de suco, refrigerante… e também resíduos de alimentos após as refeições.

Passar um pano úmido é essencial para não atrair moscas nesses locais, ainda mais por ser ali a onde os clientes se aconchegam para comer.

Uma dica nossa, aqui da Tambo, é sobre as mesas de azulejo.

cook

Muitos restaurantes usam toalhas em cima das mesas, para ficar mais aconchegante e também até mais bonito.

Porém, acabam não sendo tão higiênicas assim! Acumulam resíduos e diferentes pessoas passam pela mesma toalha.

Com uma mesa de azulejo você pode personalizar com a estampa que preferir, inclusive com sua logo, não vai deixar de ficar bonita (vai ficar até mais) e, além disso, é mais higiênica e fácil de limpar.

baron chapecó

Espécies de moscas e do que se alimentam

Sim, existem diversas espécies de moscas e elas se alimentam de fontes diferentes. Você sabia disso?

Sabemos que acertá-las para matar é uma tarefa quase impossível, então é mais fácil ir direito na fonte do problema mesmo!

Sei que você não esperava conhecer os tipos de moscas neste post, mas conseguindo identificar qual é a espécie de mosca que namora o seu restaurante, fica mais fácil de saber pelo o que é e a onde está o ponto que ela está sendo atraída. 

Tudo bem que elas são pequenas e rápidas, mas quem sabe na sorte você consiga identificar de qual espécie se trata, até porque algumas são bem diferentes de outras! Vamos lá?

Não se preocupe, vamos fazer uma abordagem bem curta, apenas com as mais comuns! 

Mosca Doméstica

As moscas domésticas são aquelas que vemos voando em casa, adaptadas ao ambiente.

Elas ingerem uma variedade de substâncias animais e vegetais, principalmente açucaradas. 

São atraídas por todos os tipos de alimentos, procuram comida em decomposição, frutas amadurecidas, latas de lixo e em ralos.

Mosca doméstica

Mosca doméstica. Por Fiocruz

Mosca-da-fruta

A mosca-da-fruta é mais amarelada, e como o próprio nome diz, se sente atraída pelas frutas.

Além disso, também por resíduos em fermentação, como cervejas, pomares e produtos hortícolas.

Adoram frutas podres em canos e em utensílios de limpeza sujos, e também refrigerantes e sucos derramados em mesas, pias e lixeiras.

Mosca-da-fruta.

Mosca-da-fruta. Por Polinseto

Mosca Varejeira Azul

Essa espécie de mosca sempre está ao redor do lixo e são atraídas por animais mortos. Adoram carnes expostas, principalmente podre.

Procriam em substâncias derivadas de carne e em queijos, e, quando adulta tem coloração azul metálico e cabeça amarelada.

Mosca Varejeira Azul

Mosca Varejeira Azul. Por Fiocruz

Conclusão

A presença das moscas em um restaurante significa que algo está de errado! 

Confira se está tudo ok com a limpeza da cozinha, do salão e também se os lixos estão sendo retirados todos os dias.

Esses insetos se atraem pelo cheiro da comida, procuram um alimento exposto e resíduos de comida tanto nas bancadas e mesas, quanto no lixo.

Existem diferentes espécies de moscas e cada uma delas se atraem por diferentes resíduos. Tentando identificar qual espécie atormenta o seu ambiente, fica mais fácil de ver a onde está o problema.

Assim, você consegue se prevenir e evitar que os clientes se afastem, tendo uma má impressão do seu restaurante.

Tela mosquiteiro, cortinas de ar e a armadilha luminosa são alguns dos métodos que podem ser inseridos no seu estabelecimento para dispersar as moscas!

Você já teve problemas com moscas em seu restaurante? Conta pra gente aí embaixo nos comentários qual foi a solução que você tomou para espantá-las!

Quem sabe seja um método diferente desses e podemos incrementar aqui no post!