Tem momentos que bate a vibe decorador e temos vontade de mudar algum cômodo da nossa casa, do nosso trabalho, ou de qualquer outro ambiente, né?

Várias vezes me peguei pesquisando no Pinterest como customizar algum objeto, pintar uma parede ou decorar um móvel do meu quarto!

O “Faça Você Mesmo” é uma boa fonte de inspiração quando não temos um caixa gordinho de dinheiro para investir.

Ainda mais quando se trata do nosso ambiente de trabalho, uma mudança faz muito bem para atrair clientes novos, impressionar os fiéis e também levantar o astral do lugar.

Pesquisando algumas inspirações para colocar aqui no post, encontrei um termo chamado “Ambiente Instagramável”, você já ouviu falar? Eu nunca!

Um ambiente instagramável é um ambiente digno de uma boa foto publicada no Instagram! 

Ou seja, seus clientes visitam o seu estabelecimento que possui uma decoração, um estilo ou até mesmo um prato que seja interessante e publicam a foto nas redes sociais marcando o perfil da lanchonete.

Querendo ou não, é um bom marketing, né? E feito pelas melhores pessoas, que são os clientes!

Então, bora ver algumas dicas de decoração feitas com pouco dinheiro e que podem tornar a sua lanchonete um “Ambiente Instagramável”!

Decoração econômica

Quando pensamos em decorar o nosso negócio, queremos algo original que nenhum outro lugar da cidade tenha, e que principalmente, agrade os nossos clientes!

Muitas vezes temos essa sede de mudança e não temos uma boa grana para investir nessas decorações. 

Mas é só dar uma olhada na internet que já descobrimos que é possível pintar uma parede aqui, colocar um enfeite lá… tudo isso sem doer demais no bolso!

Caso você esteja montando ou reformando a sua lanchonete, e tem essa vontade de dar uma repaginada no ambiente, antes disso, você precisa identificar qual é ou será o estilo do ambiente.

Top Cake DelíciasTop Cake Delícias. Cliente Empório Tambo

Já falamos muito aqui no blog sobre os estilos rústicos, clean, industrial, temático, vintage, entre outros. Sabendo qual estilo a sua lanchonete carrega, fica mais fácil de seguir a coerência na hora da decoração.

Se você ainda não sabe do que eu estou falando, no post Ideias de decoração para restaurante, citamos bastante sobre as características de cada um desses estilos! 

Além de manter essa combinação, é preciso ter cuidado para o novo visual não desagradar os clientes habituais. 

Claro, a intenção também é atrair clientes novos. Mas os clientes fiéis são a prioridade!

Muitas vezes serão eles que farão propaganda da sua lanchonete para outras pessoas, baseado em suas experiências próprias, trazendo uma nova clientela.

Dessa forma, é essencial conhecer o gosto dos seus fregueses e até mesmo pedir uma opinião a respeito da decoração para eles.

Ah, e importante: independente do estilo que a sua lanchonete tenha e da decoração que você vai inserir, o ambiente precisa ter conforto, ser agradável e fazer com que as pessoas tenham vontade de passar um bom tempo lá!

Então, chega de papo e vamos conhecer as dicas que separamos para você decorar a sua lanchonete com pouco dinheiro! 

Decorando a parede sem gastar muito

Quando pesquisamos na internet sobre decorar sem gastar muito, o que mais vemos é sobre decorações nas paredes. 

Acredito que seja porquê paredes em branco são paredes sem vida, não é verdade? Algumas até parece que chamam pra gente fazer uma arte!

Além disso, é um lugar de fácil customização que não é preciso ter um super dom para fazer algumas mudanças. 

Baseado nisso, separamos algumas ideias de pinturas e enfeites para você se inspirar e customizar a parede de acordo com o estilo da sua lanchonete!

Mesa, cadeiras e paredes de gizMesa, cadeiras e paredes de giz. Por Sapore Dolce/Cliente Empório Tambo

Pinturas 

Vimos no post Cores para restaurante, que as cores transmitem sensações e podem influenciar no poder de escolha do consumidor.

Determinados tons nas paredes expressam urgência e fazem os clientes irem embora mais rápido, já outros tons transmitem aconchego e provocam o efeito contrário.

Na hora de fazer a escolha das cores na pintura da parede é importante levar essas sensações em consideração! Por isso, dê uma olhada ali no post, viu?

Mas agora, vamos arregaçar as mangas e se inspirar nas ideias de pinturas que separamos!

A primeira ideia é você dividir a parede, pintando de uma cor na parte debaixo e outra cor na parte de cima. Pode até usar uma moldura de gesso ou madeira para dividir as metades.

Parede dividida em duas cores, quadros, mesas e cadeirasParede dividida em duas cores, quadros, mesas e cadeiras. Por Studio Joanna Laajisto

Ou então pintar apenas uma parede do ambiente de uma cor mais viva, para dar um contraste, e se você for dotado, pode até fazer alguns desenhos que tenham a ver com o conceito da lanchonete!

Balcão e banquetas.Balcão e banquetas. Por Shake Mania/Cliente Empório Tambo

O que andamos vendo bastante também, é a pintura feita em formas geométricas, onde usamos a fita crepe para criar as formas e depois pintar cada forma de uma cor diferente.

É super fácil e simples de fazer! Você pode pintar com as cores que representam o seu estabelecimento.

Pessoa pintando parede demarcada com fita crepe.Pessoa pintando parede demarcada com fita crepe. Por Blog4p

Lembrando que antes de começar qualquer pintura, lixe a parede e retire o pó que restar com um pano úmido.

Talvez esses processos de pintura exijam um pouco mais de cuidado, principalmente para a tinta não respingar no chão ou nos móveis. 

Então, sempre cubra o chão com papelão ou lona, beleza?

Tecido de Parede

A principal vantagem do tecido de parede, comparado ao papel de parede, é o preço!

O metro do tecido de parede é mais barato e possui cortes mais amplos, além de ser mais fácil de encontrar, tendo muita variedade em estampas.

No mercado você encontra tecidos antichamas, resistentes a luz e ao calor. E o melhor de tudo, para aplicar é muito simples e não é necessário ser um profissional no assunto! 

Tecido de parede com estampa de tijolosTecido de parede com estampa de tijolos. Por Sua Casa Decorações

Então, aí vai o passo a passo: corte o tecido do tamanho que você precisar, seja do tamanho da parede ou de apenas uma parte dela.

Misture ⅓ de água para ⅔ de cola branca em um recipiente, e tome cuidado para a mistura não ficar nem muito líquida, nem muito grossa.

Aplique a mistura na parede com um rolo e espere alguns minutos até a mesma ficar pegajosa, depois coloque o tecido na parede.

É bom contar com a ajuda de outra pessoa (ou de uma espátula) para esticar bem o tecido, evitando a formação de bolhas.

E pronto! Se precisar é só cortar as sobras com um estilete!

Espelhos

Os espelhos são um coringa na decoração de qualquer lugar, seja em casa ou em um estabelecimento.

Eles passam a sensação de amplitude no ambiente, então é uma boa pedida para lanchonetes com um espaço reduzido!

Uma ideia que acho super criativa é espalhar espelhos com molduras e tamanhos diferentes em uma mesma parede.

Espelhos na parede com molduras e tamanhos diferentesEspelhos na parede com molduras e tamanhos diferentes. Por Westwing

É claro que o modelo e as cores das molduras precisam combinar com o estilo de decoração da sua lanchonete!

Ou então optar pelos métodos mais tradicionais mesmo, os espelhos maiores e inteiros, já que é possível encontrar diversos tamanhos, formas geométricas e molduras.

Mesas, cadeiras, espelhos e plantasMesas, cadeiras, espelhos e plantas. Por Cook Catering/Cliente Empório Tambo

Essa escolha vai depender bastante dos valores, alguns podem sair um pouco além da conta.

Outro ponto interessante é que os espelhos são um convite para fotos, então seus clientes acabam tirando diversas fotos (principalmente nos espelhos grandes) e divulgando sua lanchonete nas redes sociais. 

Se sua lanchonete tiver uma decoração bacana e um espelho grande desses, com certeza vão rolar muitas fotos!

De certa forma se torna uma estratégia de divulgação, não é verdade? Só resta colocar nos lugares certos! 

Fita e Mangueira de LED ou Neon

As fitas e mangueiras de LED ou neon funcionam como um sistema de iluminação e também de decoração!

Podem ser instaladas em diversos locais, nas paredes perto do teto, em volta de espelhos, e em prateleiras, por exemplo.

Essa iluminação indireta também tem a função de sinalizar ou destacar alguns pontos. 

Mangueiras de led de várias coresMangueiras de led de várias cores. Por Induspar

No comércio é bastante usada em corrimãos, pisos e vitrines, e em residências são aplicadas principalmente nos painéis de tv e na cabeceira das camas.

Como são materiais flexíveis, você pode escrever frases e formar desenhos, além disso, é possível escolher a temperatura, cor e potência que preferir.

Estêncil

O estêncil é um molde vazado que é usado para formar letras, símbolos, formas, ou qualquer outra figura.

Essas figuras são traçadas por cortes em papel, plástico ou em radiografias, que servirão de molde para a aplicação de tinta em spray ou convencional.

Pessoa aplicando o molde de estêncil na parede com um roloPessoa aplicando o molde de estêncil na parede com um rolo. Por Stencildecor

Existem diversos moldes em tamanhos diferentes prontos para venda em papelarias e também em lojas na internet, como a Stencil Decor, por exemplo. 

Mas, também é muito fácil de fazer, então podemos produzir o molde em casa mesmo.

Sendo assim, você vai precisar de:

  • 1 estilete;
  • 1 caneta para CD;
  • Papel acetato, ou uma chapa de radiografia limpa;

Imprima o desenho que você quer reproduzir, coloque embaixo do papel acetato (ou da chapa) e copie o desenho usando a caneta.

Pegue um papelão e coloque por baixo do papel acetato na hora de cortar, para não danificar a mesa que está servindo de apoio.

Depois disso, fixe o molde na parede usando fita crepe e passe a tinta por cima com uma esponja ou pincel (ou spray), para formar a figura.

Sua parede ficará decorada com um molde personalizado que você mesmo fez! E o melhor, economizando! 

Objetos de decoração que cabem no bolso!

Nessa saga à procura de uma decoração mais barata, é muito fácil de encontrarmos objetos decorativos com um preço bem em conta.

Principalmente em lojas de variedades com aqueles produtos da China, sabe? Provavelmente deve ter na sua cidade!

Caso você queira dar uma passadinha para comprar alguns itens, é importante tomar cuidado para não exagerar nesses objetos baratos e a decoração da lanchonete se tornar cafona e sem credibilidade.

Pensando em tornar a decoração da sua lanchonete cada vez mais original, separamos alguns objetos de decoração que podem ser reutilizáveis e que você mesmo pode fazer!

Caixotes/Engradados de Plástico

Sabe aquelas caixas vazadas de plástico que encontramos em supermercados e feiras? Então, elas podem ser reutilizadas para dar um up na decoração do ambiente!

Podem ser colocadas na parede como nichos para objetos de decoração, e até mesmo para apoio de utensílios de cozinha.

Engradados como nichos na paredeEngradados como nichos na parede. Por Cafe no Hut

Os engradados também podem fazer o papel de divisórias, pufs e até mesmo uma base para um assento de canto na lanchonete!

O bom é que é possível encontrar diversas cores e, em últimos casos, pode ser pintado e customizado como preferir.

Esse material nos lembra os pallets, que inclusive já falamos muito sobre ele aqui no blog.

No post Como Decorar seu Bar no Estilo Rústico, você pode conferir como decorar sua lanchonete usando os pallets e também outros materiais!

Tela Aramada

A tela aramada ou o painel de grade se tornou tendência na decoração, e melhor, possui um custo baixo podendo ser usada de diversas maneiras!

Você pode escolher o tamanho que quiser e fixar na parede, depois disso, precisa entrar a criatividade! 

Formas de usar a tela aramadaFormas de usar a tela aramada. Por Alto Astral

Colocar fotos e posters usando prendedores de roupas, ou até mesmo deixar um cantinho para os clientes escreverem recados e pendurarem no painel.

Fixar o menu, pendurar utensílios de cozinha decorativos e inclusive plantas, são algumas das ideias para decorar a tela aramada!

Luminária Pendente com Pote de Vidro

Depois de consumirmos os alimentos em conserva, sempre sobram os potes de vidro, né?

Se for pensar bem, eles podem servir para diversas funções como: armazenar temperos, servir de arranjo com flores, vasos decorativos, porta velas e muitos outros.

Inspirado no nosso post Não jogue as garrafas de cerveja fora, uma ideia é reutilizar os potes para fazer luminárias. Isso mesmo! Além de iluminar, fica com um efeito lindo na decoração!

Luminárias com pote de vidro.Luminárias com pote de vidro. Por Ourolux

Para fazer você mesmo, vai precisar de: 

  • 1 pendente com soquete; 
  • 1 lâmpada (que não esquenta); 
  • 1 pote de vidro; 
  • 1 martelo;
  • 1 prego médio;

Na tampa do pote, faça um círculo no centro, do tamanho da boquilha da lâmpada. Em seguida faça furos com o prego e o martelo em cima dessa marcação, para facilitar na remoção do círculo.

Depois de remover o círculo, passe a boquilha da lâmpada no buraco feito na tampa. Proteja o fio elétrico com uma fita crepe e é só pintar o restante com tinta spray.

Boquilha na tampa do pote

Boquilha na tampa do pote. Por Ourolux

E pronto! Agora é só encaixar a tampa no pote e aproveitar a decoração e iluminação nova! 

Madeira de Demolição

A madeira de demolição é outra tendência atual na decoração. Ela é reaproveitada de demolições de casas e diversas outras construções.

Depois da retirada dessas construções, a madeira é tratada e higienizada, assim, com esse reaproveitamento, é possível fazer pisos, móveis e até revestimentos.

A principal ideia para usar a madeira de demolição, é no balcão da lanchonete.

Ah, e não pense que a sua lanchonete precisa ser rústica para poder usar esse material. Em outros estilos a madeira também funciona como um coringa!

Balcão feito com madeira de demolição.Balcão feito com madeira de demolição. Por Pinterest

Balcão com madeira de demolição.Balcão com madeira de demolição. Por Vai com tudo

Você também pode usá-la para mesas, cadeiras, revestimentos na parede e até mesmo como um painel para plantas!

Além, é claro, de estar colaborando com a natureza por usar um produto sustentável.

Escolha dos móveis

Se você tem a sua lanchonete e as suas mesas e cadeiras estão inteiras, com uma boa qualidade, a customização delas é uma boa ideia para economizar dinheiro.

Ainda mais se forem de madeira, só basta lixar, pintar e passar um verniz que parecem novas!

Já pelo outro lado, o único jeito de economizar na hora da compra da mobília é pesquisando preços, qualidade, conforto, referências e custo benefício

Mesas e cadeiras em uma padariaMesas e cadeiras em uma padaria. Empório do Sabor/Cliente Empório Tambo

Mas sempre tomando o maior cuidado para não economizar demais e acabar comprando um produto de baixa qualidade que irá durar menos de 2 anos em seu estabelecimento.

É importante frisar sobre isso. A troca de móveis cada pouco não é nada bom tanto para o seu bolso, quanto para a imagem do seu restaurante perante seus clientes.

Nossa equipe está ciente disso, então aqui na Tambo presamos muito pela qualidade e acabamento das nossas mesas e cadeiras.

Inclusive, sabemos que quem procura montar ou decorar uma lanchonete com pouco dinheiro, automaticamente não terá um espaço físico grande para o atendimento.

Pensando nisso, temos uma dica de otimização de espaço para você, dono de lanchonete ou restaurante.

Nossas mesas de 80 x 80, que possui 4 lugares, é uma solução para lanchonetes que possuem pouco espaço. 

Isso porque você pode juntar 2 mesas de 80cm, e quando 1 pessoa for se acomodar, você afasta as mesas e ganha 4 lugares.

mesas tambo

Diferente de uma mesa de 1,20 x 80, que possui 6 lugares, e quando 1 pessoa se acomoda, você perde 5 lugares.

Dicas como essas são repassadas durante o atendimento aqui na Tambo, onde sempre buscamos entender a necessidade dos nossos clientes e oferecer a melhor solução para eles!

Conclusão

Ficar só na vontade da mudança por não ter dinheiro de realizá-la, é tortura! É possível sim decorar a sua lanchonete com pouco dinheiro e estamos aqui para provar isso.

Antes de mexer qualquer pauzinho, é preciso dar uma olhada no ambiente da sua lanchonete para ver o que vai combinar e incrementar com o conceito dela.

Uma pintura que você mesmo pode fazer (com cuidado, claro), um tecido na parede que é super fácil de aplicar, e até mesmo os tradicionais espelhos que provocam uma boa mudança no visual do ambiente.

Essas e diversas outras dicas que possuem um custo bem baixo e que na maioria delas, você mesmo pode fazer em casa e personalizar de acordo com o estilo do seu negócio!

O que você achou das nossas dicas? Você já fez ou tem alguma delas no seu estabelecimento? Nos envie uma foto, ou conta pra gente aí embaixo nos comentários como foi o processo!