Você deve estar olhando para as paredes e mesas do seu Pub já instalado ou aquele que ainda está na sua imaginação prestes a sair do papel e pensando ‘O que eu poderia fazer para sentir mais aquele “ar de Pub Inglês”’, certo?

Se a resposta foi SIM! Ufa! Não sou o único a me sentir “em casa” quando acomodado em um balcão nostálgico, ao clima Pub e um pint de cerveja escura na mão.

Ou você já imaginou levar a pegada cultural Inglesa / Irlandesa e o cheiro da cerveja artesanal para aquele canto vazio, abandonado, da sua casa? Quem sabe montar um Bar no estilo Pub Britânico? 

Foto interna de pub aparecendo várias banquetas altas redondas. Ao fundo um homem e uma mulher conversando com o garçom
Por Luca Bravo

Continue lendo que vou contar um pouco dos mais de 10 anos de experiência que tenho com fabricação de móveis, além do que consegui com pesquisas e claro, tudo aquilo que absorvi frequentando Pubs aqui no Brasil.

Se você tem um Pub bacana, por favor me convide para conhecer! Coloque o nome e cidade lá nos comentários

Conforme eu for conhecendo outros Pubs pessoalmente, prometo atualizar este post com impressões ainda mais reais, e dicas caprichadas para compor seu ambiente Inglês/ Irlandês, seja ele em sua casa ou estabelecimento comercial do estilo, aqui no Brasil.

Vamos lá! Primeiro precisamos nos situar em algumas questões históricas, curiosas e importantes antes de seguir para a decoração.

Você não vai querer fazer algo por fazer né? Quer um Pub realmente original? Então, aproveita que tem muita informação compilada e referências para te inspirar a ter o Pub mais legal de todos!

História dos Primeiros Pub’s

Pub é a abreviação de “public house” (casas públicas), um espaço para tomar principalmente cerveja, geralmente de produção local. Ok, isso você já deve estar careca de saber, né?

Ilustração de uma mulher fazendo cerveja na antiguidade
Foto Hypeness

Mas você sabia que a história “começou” com as Alewifes? Em tradução livre: esposas da Cerveja. Eram elas quem produziram o líquido sagrado lá por volta de 1300 a 1700 D.C. na Região das Ilhas Britânicas, após a invasão Romana.

A “praga” (peste bubônica, etc.) era comum e a cerveja apareceu como melhor opção para evitar doenças (não encontrei ninguém falando sobre a tonturinha). 

Com uma produção relativamente rápida se comparada ao vinho, a ale (cerveja) era consumida até no lugar da água. 

Era possível se contaminar, então as bebidas fermentadas tinham predileção nas cidades.

Na época era difícil manter a cerveja por muito tempo, sem que estragasse. Produzi-la de forma industrial era inconcebível. 

Assim, a microprodução tomou conta! No ano de 1577 eram 1 alehouse (casa de cerveja) para cada 142 habitantes.

As mulheres e seus maridos vendiam a cerveja em suas casas, que estavam abertas ao público (deve ser por isso a origem do termo “Casas Públicas”).

Os Pubs fazem parte de um costume muito enraizado nas Ilhas Britânicas. Foi aparecendo como uma necessidade e resiste até hoje em forma de cultura.

Ainda existem exemplares muito tradicionais como a Sean’s Bar, considerado o Pub mais antigo do mundo pelo Guinness World Records.

Os Pubs londrinos mais antigos e ativos até hoje são os  Ye Olde Mitre (fundado em 1546 e há rumores que até a rainha Elizabeth I frequentou o pub), Spaniards Inn (1585) ou o Ye Olde Cheshire Cheese (1667). 

Curiosidade: Um dos mais famosos é o The Ten Bells, que ficava na região dos crimes de Jack, o estripador. Assustador, né?

Com o passar do tempo, outros tipos e estilos diferentes de Pubs foram surgindo. Atualmente existe muita variedade de Pubs e de cervejas e marcas. 

A Guinness, por exemplo, ganhou fama mundial e pode ser encontrada na maioria dos Pubs, bares e supermercados do mundo.


Pubs atualmente

Na Inglaterra vendem as cervejas em casas (Pub’s) precisam ser credenciadas, mas ainda costumam fabricar as cervejas em pequenos lotes nos estilos Ale, Better, Stout e Lager, principalmente.

Tábua de madeira com vários copos de cervejas diferentes para degustação.
Por Tim Bennett

A venda é para os moradores locais, visitantes e, diga-se de passagem, 80% dos adultos dizem frequentarem os Pubs locais diariamente.

Um fato importante a saber sobre os Pubs ingleses é que muitos dos pequenos Pubs estão fechando! 

Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais com dados de novembro de 2018 afirma que 11 mil Pubs deixaram de existir na última década por lá, em virtude do aumento dos impostos e surgimento de Pubs maiores e instalação de franquias.

Isso me lembra que preciso visitar alguns deles o mais rápido possível antes que se acabem!

Brincadeira! Ainda existem muitos Pubs “sãos e salvos”. O turismo ajudou a fortalecê-los e alterou o cenário dos Pubs locais no território.

O número de estabelecimentos se manteve ou até mesmo aumentou em lugares como Highland Scotland, Ceredigion, no oeste de Gales, e South Lakeland, bem como muitas cidades litorâneas como Scarborough, Blackpool e Brighton, conforme pode ser observado no mapa abaixo. 

Mapa

Na área azul o número de Pub’s aumentou e nas mais vermelhas chegaram a cair em 40 o número de Pubs locais.

Não cheguei a mencionar, mas a quantidade de Pubs por todo o Reino Unido gira em torno de 39 mil atualmente, mas eram aproximadamente 50 mil em 2008.

São 66 milhões de habitantes, que dá uma média de 1650 pessoas por Pub. Deste total, 60% são adultos, então dá para arredondar em 1000 adultos por Pub. Se 80% dos adultos frequentam diariamente um Pub, você pode imaginar o quão forte é a cultura do Pub nas Ilhas Britânicas!

Quer dizer, isso é muito cultural e frequente. Preciso muito viajar pra lá e conhecer isso de perto! Vamos?

Pubs ingleses no Brasil?

Você já reparou o quanto gostamos das coisas da Europa? Seria talvez por eles terem centenas de anos de história a mais? 

Bem, mas a China é bem mais antiga não é? Bom, deixa essa pra gente filosofar bebendo uma no Pub lindo que ainda temos que decorar! 

Nosso foco agora será: qual seria a versão brasileira do Pub Europeu? Bem, eu diria que são os Botecos ou Botequins. Eles possuem este fato histórico ligado à nossa história, apesar de o estilo ser um pouco diferente.

Há algum tempo, nossos botecos eram chamados de Boticas, um tipo de mercearia. As pessoas iam comprar produtos em geral e acabam ficando por ali em pé mesmo conversando.

Com o tempo e a industrialização, o lugar foi cada vez mais, sendo o ponto de encontro para conversar e comer uma comida rápida e barata.

Típico boteco brasileiro
Em Wikirio
Boteco Salvação

Mas aí reparamos algumas coisas nos estilos dos botecos hoje:

  • Pessoas geralmente sentadas em cadeiras e mesas;
  • Os pedidos são feitos e atendidos nas mesas pelos garçons;
  • Existe um balcão, mas serve mais para os pagamentos, cardápio.
  • Cervejas servidas em garrafas (protegida do calor), em alguns até possui a chopeira. (pequenas doses em copos grossos de gelo).
  • Decoração temática, normalmente associada com a cultura local. Em muitos lugares a decoração não tem muito um propósito, qualquer “treco” bonitinho vai para as paredes. ( acho que isso é uma cultura no Brasil, mas você pode usar e abusar da criatividade!)

Lado de fora do Bar Bracarense com clientes sentados nas mesas na calçada.
Foto por Rodrigo Braga no site Veja
Bar Bracarense

E neste caso, o que você vê? Isso mesmo! o pessoal está nas calçadas. Maravilhas culturais de um país tropical e miscigenado!

É “elementar meu caro Watson” parafraseando o Londrino que nunca existiu Sherlock Holmes (na verdade, Holmes nunca disse isso em nem um dos livros em que ele é um personagem haha)

A coisa por aqui (Brasil) é diferente, mas vamos olhar agora com mais atenção para um Pub europeu:

Foto balcão de bar com, banquetas e muitos objetos de decoração. Clientes sentados nas mesas nas laterais do balcão.
Foto divulgação Fuller's

  • O balcão! (Aqui ele serve para alguma coisa);
  • Você senta, pede, paga e consome tudo no balcão (e espera em banquetas bem fofas e confortáveis);
  • Existem mesas também caso vá ficar por mais tempo;
  • Observe a decoração! Cada coisa ali tem anos de história! Aqueles utensílios pendurados provavelmente eram usados na fabricação de cerveja;
  • É um tapete no chão? Opa! É sim, o clima fica bem encorpado e familiar! Lembra? Public Houses são os lares das pessoas;
  • Está bem iluminado porque é dia, à noite a luz deve ficar só em cima do balcão e das cervejas;
  • Procure o sino na parede do lado direito superior próximo ao busto (falaremos dele mais à frente);
  • Note que é um público mais individualista, sem aquelas mesas cheias de gente conversando. Mas claro que também é um ponto de encontro, o pessoal se encontra muito para conversar sobre o dia.

Neste tipo abaixo já é algo mais descontraído e com uma faixa etária mais jovem:

Pub londrino com ar mais jovial, mais moderno

  • O balcão! Repare que o todo o movimento do Pub acontece ao redor dele;
  • Atendentes ficam do lado de dentro do balcão;
  • Neste, aparentemente já servem coquetéis e destilados, além dos petiscos deliciosos tipicamente locais.
Agora vamos às semelhanças:
  • A cerveja é o centro das atenções;
  • O balcão;
  • Pessoas se relacionando;
  • Comida barata.
Apesar de alguns Pubs aqui no Brasil extrapolarem neste sentido e servirem o lado gourmet da comida. Mas cada caso é um caso, comidas mais requintadas, consequentemente mais caras, vai do gosto do freguês.

Seguindo o baile ainda no Brasil, atualmente temos os bares com uma proposta mais comercial. Muitas vezes, temáticos e com atrativos diversos, seja no modelo de negócio, táticas de vendas, pratos, músicas, horários, públicos e o que mais o empreendedor brasileiro imaginar. 

Todos em volta do bate-papo, bebidas variadas, diversão, comida e música, e está feita a festa!

Logo, dentre os temas para bares elaborados, surgiu o nosso estilo! O estilo Pub (finalmente!), com uma proposta de seguir alguns costumes e conceitos que envolvessem os que se sentem em casa nestes lugares nostálgicos.

Falando por mim: adoro a ideia de que sendo brasileiros, temos esta oportunidade de diversificar, inventar e criar em cima de tudo que já aconteceu no mundo.

Reparou que enquanto os botecos acabam se prolongando para as calçadas, os Pubs geralmente são lugares pequenos, onde todo mundo fica lá dentro?

Bom, na verdade, isso tem dois motivos:

  • Bastante óbvio: ninguém quer ficar na rua durante as baixas temperaturas europeias;
  • Muitos, mas muitos países estrangeiros, proíbem o consumo de bebida alcoólica nas ruas. (Beber na rua é quase um privilégio brasileiro, na verdade).

De uma forma ou de outra, os Pubs são muito populares e charmosos. Se os Pubs que temos no Brasil já encantam, imagina os originais! Partiu Europa? Partiu Decoração de Pub?

Decoração de Pubs

Ficou claro que decoração no estilo de um Pub tem muito a ver com história, cerveja, estrutura e artigos usados no dia a dia do cervejeiro(a), do lar, das notícias locais, daquilo tudo que faz aquele local muito pessoal, algo único!

Ao escolher cores, estampas, texturas, itens de decoração e ornamentos, tente escolher aqueles que fizeram parte da sua história.

Imagine que você vai abrir sua casa para o público, oferecer uma cerveja aos chegados, uma comida bem à sua maneira e tenha um sino pra mandá-los embora.

Dica pessoal: evite aquelas lojas de coisinhas da China (alguma coisa que muito lhe chamar atenção pode até fazer sentido, mas isso deixa a coisa pouco original na proposta do Pub entende?).

Se você se encanta com o estilo Pub deve abusar de coisas antigas, como lembranças de família: cortador de barba viking abandonado no porão, barril de cerveja, os lampiões da vovó, o rádio do bisavô estocado e por aí vai.

Na imagem abaixo vemos antiguidades orientais, por exemplo: foge ao estilo inglês? Sim, mas mantém uma raiz profunda da cultura familiar daquele lugar.

Balcão de bar Oriental com TV antiga, lampião da vó, pipas pequenas e muitos artigos de decoração antiga que compõem o cenário
Por Raychan

Sem nem um tipo de jabá, mas só  porque acho muito lindos e bem acessíveis os produtos de decoração em ferro fundido desta loja ou ainda diversos artigos legais e bem selecionados desta aqui. 

Procure também em casas de antiguidades da sua localidade, se você não está mais em sua cidade natal. É certo que alguma coisa lá vai chamar a atenção e encantar a decoração de seu Pub.

Se você tiver a intenção de instalar uma chopeira, ou fazer sua própria cerveja, aí o nível já é outro (já chegaremos lá).

Este que vos fala é cervejeiro artesanal desde 2010, então gosto muito de ficar em volta das panelas sentindo o cheiro do malte fervendo.

Convido os amigos pra conversar e degustar uma cerveja sempre que possível. Passando aqui pelo oeste Catarinense, dê um toque! Um Pint de Cerveja Artesanal é por minha conta!

Obs. Você sabia que um pint de cerveja é que uma unidade de medida usada na Inglaterra? Sim 1 pint = 568 ml ou seja um copo pouco maior que os de meio litro aqui do Brasil.

Já vai compartilhando essa postagem no botão ali do lado e racha o combustível da máquina com os amigos, porque pra chegar até aqui… é longe viu! ????

Vamos a mais detalhes do Ambiente do Pub.

Estilos de Cerveja para o Pub

Existem algumas Cervejas que você pode ter expostas no seu refrigerador/balcão.

Lembre-se de não gelar muito okay? Menos com as cervejas pilsner, pois são boas bem geladas, para matar a sede e refrescar. 

Estas são para tomar com as papilas gustativas descongeladas.

7 garrafas diferentes de cervejas inglesas
Foto reproduzida Homem Moderno

Acabo de ler um post no Manual do Homem Moderno sobre Cervejas Inglesas que você também vai amar! Veja o que eles dizem sobre as Cervejas Inglesas:

“Dentre os estilos mais conhecidos, estão a Bitter (English Pale Ale), Brown Ale e Porters. 

Outras heranças das escolas britânicas são a cultura de beber com os amigos em Pubs e o consumo de cervejas em barris (tipo keg e cask).

As cervejas, com tradição dos estilos Porter e Pale Ales, normalmente são menos carbonadas, com menor formação e persistência da espuma. 

Com uma boa presença de lúpulo e baixa carbonatação, o resultado são cervejas com amargor mais facilmente percebido.”

Concordo em gênero, número e grau. Para ficar mais completa sua pesquisa, dá uma olhada la na íntegra 15 cervejas inglesas para tomar antes de morrer.

Tenha cervejas como estas que eles indicam em seu mundo Pub! Sucesso garantido! Voltando à decoração (não vale deixar pela metade!) seguimos: 

O legal mesmo é fazer sua própria cerveja né?

Vou escrever outros posts falando sobre o que você precisa para começar a fazer uma Ale em casa, sem muita frescura, é bem fácil, na verdade.

Costumo dizer que: se quase tudo sair errado ao fazer cerveja em casa, você vai ter uma cerveja bem melhor que muitas por aí para beber no seu próprio balcão e servir aos amigos.

Você vai ver quantos amigos você terá depois disso!

Gosto da Ideia de fazer com freezer que mantém a cerveja artesanal conservada, ser também a “chopeira”. No meu caso é o que parece mais original a minha história.

Se preferir, pode montar a câmara de frio embaixo do balcão. E subir com aquelas torneiras lindas, para o lado de cima.

Se mantiver os barris perto de zero graus você conserva o chopp ou a cerveja artesanal sem pasteurizar por meses em pleno sabor.

E o mito de que precisa tomar o barril todo no mesmo dia cai por terra! Basta mantê-lo resfriado e ele vai durar muitas semanas.

Além disso, as torneiras de cerveja (ou chopp, se preferir) acabam servindo como decoração super original. E claro, neste caso quanto mais torneiras/estilos melhor.

Se for um estabelecimento comercial, vale a pena uma câmara fria bem planejada, para poder conservar e servir vários estilos. 

Inclusive eu apostaria em permitir o cliente ter a experiência de servir o próprio copo.

 

Mãos de clientes se servindo nas torneiras de cerveja disponíveis
Por Adam Wilson

Existem tecnologias de contagem de líquido nas torneiras, e cartões magnéticos que permitem você descontar de um crédito comprado antecipadamente, se for o caso.

Parece que isso não tem muita relação com decoração, mas tem, e muito!

Vai alterar totalmente o estilo e a forma com que as pessoas se sentem no ambiente, isso é decoração, arquitetura e design de interiores.

Não é porque a coisa nasceu há quase mil anos, que você não vai dar aquela inovada, afinal, somos brasileiros!

Comida para o Pub?

Pub Grub? Yes! É a expressão que significa a “comida servida no Pub”.

Alguns dos mais originais são estes aqui:

  • Bangers and Mash
  • Fish and Chips
  • Shepherd’s Pie
  • Steak and Ale Pie
  • Ploughman’s Lunch
  • Toad in the Hole
  • Sunday Roast.

Eu sei uma imagem diz mais que mil palavras! Seguem as imagens dos pratos para inspirar seu cardápio:

  • Bangers and Mash - Linguiças e Purê

um prato com linguiças e uma quantidade de purê de batata
Em @savingroomfordessert
É um prato muito popular no Reino Unido. É composto basicamente de salsichas servidas com purê de batata. Vários tipos diferentes de salsicha podem ser escolhidos para serem usados neste prato.

  • Fish and Chips - Peixe e Batata Frita

Foto de batata frita e peixe frito acompanhado de um potinho com molho em cima de uma folha de jornal.
Por Sharonang
É um prato típico da culinária do Reino Unido. O peixe frito é envolvido num polme, acompanhado por batatas fritas. Inicialmente era vendido embrulhado em folhas de jornal, como ainda acontece em algumas regiões do país.

  • Shepherds’ Pie - Escondidinho

Foto de comida vista de cima, purê de batata com carne moída.
Em Tamingtwins
 É uma torta típica da culinária da Inglaterra com base em carne moída de carneiro e sobreposta por puré de batata, assada no forno.

  • Steak and Ale Pie - Torta de Bife com Cerveja

Prato de comida com carne e cenoura em pedaços coberto por uma massa folhada por cima. Pote com ervilhas no canto direito superior.
Por Culinaryginger
É um prato Britânico composto por uma massa folhada com recheio de carne em pedacinhos e molhadinho com cerveja (ale). Pode ser usado junto vegetais.

  • Ploughman’s Lunch - "Almoço de Um Lavrador"

Tábua de cortar carne com salada, queijo, presunto, maçã pão. Cebola em um pote e um copo de cerveja
Por Culinaryginger
É uma refeição fria inglesa com de pão, queijo e cebola, geralmente acompanha manteiga e picles. Alguns adicionam presunto, salada verde, ovos cozidos e maçã.

  • Toad in The Hole - "Sapo no Buraco"

Foto vista de cima de uma mesa com comidas, uma forma de bolo salgado com salsicha, brócolis e molho
Por Greatbritishchefs
É um prato tradicional inglês e escocês composto por salsichas (linguiças) em massa de pudim de Yorkshire (uma massa feita com ovos, leite e farinha de trigo). Geralmente servido com molho de cebola e legumes.

  • Sunday Roast - "Assado de Domingo"

Prato branco de comida com carne, batatas e legumes.
Por Robert-Owen-Wahl
É um prato da culinária britânica tradicionalmente servida ao domingo, consistindo de um assado de carne, normalmente um rosbife,
acompanhado de Yorkshire puddings (massa de ovos, leite e farinha), batata assada e vegetais cozidos.

Particularmente gosto da ideia do pão rústico que você mesmo pode fazer com linguiça artesanal cozida e algum molho da casa.

Voltar a produzir em casa ou no próprio estabelecimento com ingredientes simples e um requinte no processo antigo. Acredito que isso é decoração também.

Você já fez pão em casa?

Balcão do Pub

Sei que já dei uns pitacos no balcão. Agora vamos focar mais nele.

Geralmente de madeira escura e maciça, os balcões são “as estrelas da festa”, são os personagens principais em qualquer Pub que se preze. 

Então aqui agora é hora de ser generoso e ir atrás do balcão mais bacana que encontrar.

Oriente um artesão com seus estilos

Sempre tem aquele marceneiro de primeira que lida com madeira bem rústica.

Artesãos podem entalhar fatos importantes de sua história, que tal? Ornamentos que são familiares. Volta lá na casa da avó ou onde você encontrar teias de aranha em abundância que vai ter um tecido antigo, uma máquina antiga, uma panela, um ferro, qualquer coisa serve.

Estes objetos antigos, principalmente tecidos, possuem estampas únicas. Que tal pedir para o artesão reproduzir a estampa com algum aspecto na madeira do balcão?


Faça Você Mesmo um Balcão Rústico

A ideia aqui é levar história para esta peça. Uma forma de fazer isso de maneira mais barata também, é dispensar o artesão e colocar a mão na massa.

Balcão de madeira rústico com banqueta antiga
Em Pinterest

Use metal de ferro velho para fazer uns pilares na linha do balcão, pinte de preto, fixe no chão com parafusos por dentro.

Parafuse tábuas (pode ser de caixaria de construção, mas se for de demolição melhor) para fazer a parede do balcão, pinte de preto e deixe frestas de corte à facão.

Providencie uma tábua grande e grossa para colocar em cima. É melhor que ela seja bem rústica. Se preservar as bordas da madeira melhor ainda.

Você vai precisar lixar bem a parte de cima, antes de selar e envernizar.

Comece com uma lixa grossa, grão 80, depois 120, depois 220, passe o selador, depois lixe novamente com a 220, sele mais vezes se precisar, lixe de novo e só depois envernize, mas só na parte de cima para melhor higienização.

Balcões em espaços gourmets

Quem sabe o estilo Pub mais original não seja possível integrar com sua decoração? Nestes casos lembre-se Balcão, Comida Bebidas e Amigos!

Estes são no fundo, os ingredientes principais, e um espaço gourmet moderno também nos lembra muito os Pubs. Claro que com uma leitura diferente, mais apegada aos modelos modernos e da mesma forma lindos e confortáveis.

Home Bar com balcão escuro, banquetas altas pretas, quadros com rótulos de cerveja e luminárias pendentes.
Foto @pipozanotto em Pinterest

Se sua decoração for mais sóbria e quem sabe não seja possível usar um estilo mais rústico, prefira os balcões em pedra e revestimentos frios ou em ladrilho.

Bancada revestida de lajotas estampadas, com banquetas pretas altas.
Foto de @rubiabrugnera no Instagram

Produtos da imagem

Os balcões são os principais elementos, pesquisa muito sobre eles e decida algo único para seu espaço, estilo e decoração.

Busque mais referências na pasta do Pinterest por Balcão de Pubs

Se precisar comente suas ideias ali nos comentários e ajudaremos como for possível.

Sino do Pub

Por tradição, o toque do sino anuncia que está na hora dos últimos pedidos serem feitos. Na Inglaterra, ao contrário do Brasil, os Pubs fecham cedo às 23 (h) e o sino vem a calhar!

Geralmente os sinos nos Pubs brasileiros anunciam o fim do Happy Hour e das promoções. Sendo tradicional ou não, um sino faz diferença.

Sino com fundo desfocado de bar
Por Viktoriia Novokhatska

O primeiro badalar do sino indica que os clientes devem fazer seus últimos pedidos (eles gritam “last orders!”), e o segundo badalar indica que a cozinha (e consequentemente o Pub) fechou.

Música para o Pub

Beatles, Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin, Sex Pistols e por aí vai. A lista de boas bandas que se tornaram clássicas vindas da Inglaterra é grande! É só soltar o som!

É uma bela oportunidade também de explorar bandas de rock não tão famosas no Brasil, como rocks irlandeses, escoceses, e demais daquela região. Novamente, use e abuse da criatividade! Seja diferente!

É comum ter bandas ao vivo também, principalmente nos Pubs brasileiros. Deixa o lugar mais animado e mais típico.

Estilo Rústico no Pub

 Balcão de Pub em madeira rústica com bebidas e luminárias
Por Patrick

Pubs geralmente tem uma pegada mais rústica/vintage em sua decoração. A iluminação é mais fraca e a madeira bem escura.

Banquetas no balcão e mesas baixas marcam presença no salão, embora sofás também sejam bastante comuns.

Além disso, é cada vez mais comum a instalação de paredes “quadro negro”  – além de servirem como informativos e também como decoração, proporciona maior interatividade com o cliente.

Este Pub caseiro fica em Brusque/SC e é super aconchegante. Veja só as dicas dos projetistas:

  • Posters de bandas clássicas de rock (ou do estilo musical preferido - eu amo rock, e você o que curte?!) e bebidas (cervejas, whiskys...).
  • Garrafas de bebidas expostas sobre prateleiras, balcões.
  • Geladeiras, freezers plotados com imagens de bebidas ou banda.
  • Mesa bistrô muito utilizada em bares, principalmente Pubs, assim como mesa com sofá.


Iluminação do Pub

Iluminação diferente ou uma cuba em forma de balde são alguns exemplos. Geralmente o ambiente é bastante escuro, focando a iluminação para o balcão e as cervejas em vitrine (se houver).

Pub interno com paredes verde, sino e mesas baixas com poltronas vermelhas e cadeiras de madeira. Pub no sul do Brasil Por patricia SoranssoPub interno com paredes verde, sino e mesas baixas com poltronas vermelhas e cadeiras de madeira. Pub no sul do Brasil Por patricia Soransso
Por Patricia Soransso em Formosa Pub
Pub no sul do Brasil

Olha aqui novamente a dica dos projetistas do Pub caseiro (ou Home Pub) de Brusque:

  • Paredes e/ou teto escuros que reforçam o aspecto de ambiente com pouca iluminação e totalmente aconchegante.
  • Iluminação pontual através de pendentes que deixam o espaço mais acolhedor e intimista.
  • Iluminação colorida/neon destacando algum objeto decorativo, por exemplo.


Conclusão

E aí se sentindo inspirado? Torço muito para que sim!

Espero conseguir transmitir a mensagem de que decorar um Pub, seja em casa ou como estabelecimento comercial, tem muito a ver com ser original e não necessariamente em seguir uma receita pronta.

E com todas nossas dicas aqui neste post é só seguir seu bom gosto, intuição e dar uma passadinha em lugares que você possa achar grandes tesouros para a decoração do seu Pub!

Salientamos que se for servir comida, pense e repense,  é muito importante oferecer uma boa comida..

Tanto no seu Pub em casa, ou comercial, invista em balcões atraentes ou mesmo como na nossa dica, faça o seu próprio.

Para fechar com chave de ouro o seu Pub, já sabe, use o sino! 
Temos certeza que vai ser incrível até mesmo na sua casa poder dividir essa experiência.

Não na cidade onde você mora, mas aqui na nossa, ainda não tem nenhum Pub, muito menos o sino tocando. 

Ficamos imensamente felizes e agradecidos por ler até aqui. Comente suas dicas e opiniões aqui nos comentários para que possamos trocar ideias.

Compartilhe com seus amigos e familiares, principalmente com aqueles que são apaixonados pela Inglaterra e pela Irlanda… e que talvez vão lhe ajudar a montar seu bar! Cheers!