Todo mundo conhece pelo menos um slogan que fica grudado na cabeça toda vez que escuta, não é verdade? 

Alguns podem até nos deixar irritados, mas essa gravação que fizemos do slogan é muito importante para a marca. Afinal, essa é sua intenção: ser lembrada!

Na minha cabeça tenho vários slogans gravados de empresas famosas que passam nos comerciais da televisão, desde bancos e lojas de roupas até empresas de telefone.

E sei que quando eu penso em consumir algum produto ou serviço do ramo, eu já associo logo às empresas que tenho o slogan grudado na mente!

Ou então quando ouço falar sobre o nome da empresa, logo lembro do slogan exatamente como passa nos comerciais. 

Você também é assim? Conta aí embaixo nos comentários quais os slogans que martelam na sua cabeça!

Sendo assim, que tal algumas dicas e ideias de frases para você se inspirar e criar um slogan que seja memorável para os clientes da sua doceria? Vem com a gente!

Como fazer um slogan para doceria?

É fato para todo mundo que não tem como fugir da concorrência! Ela está aí, seja para nos estimular a sermos melhores, ou às vezes, para incomodar!

Mas sem os concorrentes também não teria graça, né? Tudo seria muito fácil e quem sabe, nós não teríamos ânimo e estímulo para buscar por inovações em nossos produtos e serviços.

Sendo assim, para conseguirmos ter espaço no mercado é preciso se destacar!

Para fazer isso, podemos começar pela identidade visual. É por ela em que, muitas vezes, o cliente tem o primeiro contato com a marca, ou seja, através do nome, slogan, cores, e diversos outros elementos de divulgação.

O slogan é aquela frase curta que é seguido do nome da empresa e que ajuda a caracterizar o produto ou o serviço.

Por exemplo, se você pretende montar uma doceria, deve conhecer o slogan dessa rede de chocolates super famosa: “um show de chocolate”, não conhece?

São essas frases, os slogans, que grudam na cabeça do cliente e o ajudam a lembrar da sua empresa toda vez que precisar consumir um produto semelhante do que você oferece.

Mas, para que ele fixe na cabeça das pessoas e faça a sua marca ser lembrada, precisamos por a mão na massa!

Dona de doceria

Dona de doceria. Por FreePik

Para começar, vamos levar em consideração o nosso público-alvo! Aquele mesmo que já citamos bastante no nosso post Slogan para restaurante!

(Inclusive, se quiser saber mais a fundo sobre os slogans, dá uma conferida neste post, há dicas extras valiosas!)

É muito importante conhecer o perfil do público que você pretende atingir, o gosto deles, e principalmente, do que eles estão precisando no momento. 

Doces personalizados? Doces com um preço mais em conta? Doces sem lactose? Ou doces finos e gourmets?

E qual o público que vai consumir esses doces? Uma doceria que fabrica produtos finos e gourmets provavelmente não vai atingir pais e mães que procuram doces para festas infantis!

Então, sabendo quem é o seu público-alvo e o problema dele, fica mais fácil de encontrar a solução e expor ela no slogan da sua doceria!

Mulher apontando para a estufa da doceriaMulher apontando para a estufa da doceria. Por FreePik

Além disso, há outras dicas que queremos te dar antes de você validar qualquer ideia de slogan que aparecer na sua cabeça:

  • O slogan precisa ser atemporal, ou seja, precisa fazer sentido daqui a 5,10,20 anos. Então, evite gírias ou palavras que futuramente não serão compreendidas;
  • Escolha um slogan simples, curto e que seja de fácil memorização;
  • Seja sincero, não ofereça nem prometa aquilo que sua empresa não pode cumprir;
  • Faça uma lista das características do seu produto e do seu modelo de negócio, ex: tamanho dos doces, forma de preparo e de entrega, etc;

Ideias de frases para slogan de doceria

O trabalho com doces é um trabalho delicado, vai além de saber preparar e produzir os alimentos, é criar e reinventar novas cores e sabores.

Uma doceria é um tipo de negócio que está relacionado com momentos de alegrias e comemorações. Sem falar que seus produtos resgatam a memória da infância de muitas pessoas.

Vamos te mostrar algumas ideias de slogans para docerias, baseadas em seus diferentes estilos de doces e modelos de negócio! 

Vitrine de docesVitrine de doces. Por Pixabay

Doceria delivery

A doceria delivery é uma ótima opção para quem está começando no mercado de doces e não tem tanto capital para por em jogo!

Trabalhando com entregas e retiradas no balcão você não precisa investir em um espaço físico com mesas, cadeiras e vitrines para receber os clientes, diminuindo o custo inicial do negócio.

O delivery pode ser aberto na sua casa mesmo, utilizando os seus próprios equipamentos da cozinha e tendo um investimento maior em ingredientes de qualidade, e também, em divulgação.

Por falar nisso, a divulgação será essencial já que você não estará em um estabelecimento físico à vista do comércio, então ela será importante para fazer com que as pessoas conheçam os seus produtos!

Donuts coloridos em caixa

Donuts coloridos em caixa. Por Pixabay

Uma forma de divulgar e ajudar nas vendas dos doces é apostar em um sistema de delivery, como é o caso do iFood, por exemplo.

Um sistema vai facilitar na hora de ter o controle dos pedidos e vendas, e também vai oferecer um retorno mais ágil para os clientes.

Seja nas redes sociais, no sistema de delivery ou em qualquer outra fonte de divulgação, será indispensável ter uma bela foto e uma boa descrição, ainda mais quando se trata de doces, não é verdade?

Caso você queira saber mais sobre isso, é só conferir o nosso guia rápido sobre Como Cadastrar Restaurante no iFood e se tornar parceiro desta plataforma!

Agora, precisamos trabalhar para ter um slogan que transpareça que a sua doceria trabalha com delivery e que preza pela qualidade dos produtos durante a entrega!

  • Transportando felicidade;
  • Espalhando doçuras por aí;
  • Doce cuidado em cada entrega;
  • Suprindo seus desejos repentinos;
  • Toda hora é a hora perfeita;

Doceria vegana

Você já considerou a possibilidade de fazer algum doce em que não é utilizado ovos ou leite na receita? Sei que você está pensando que é impossível, mas não é!

A quantidade de pessoas que não comem e nem consomem produtos de origem animal só vem aumentando com o passar dos anos, e o mercado deste nicho precisa crescer junto.

Segundo dados de um relatório feito pela rede social Pinterest, o número de ideias salvas sobre doces veganos cresceu 329% no ano de 2018.

E essas ideias não necessariamente foram salvas só por pessoas veganas, também por pessoas que se interessam no assunto, pretendem aderir a este estilo de vida, ou que possuem algum tipo de restrição aos ingredientes de origem animal.

Além disso, se torna um doce nutritivo tendo o uso de extratos vegetais e teores de cacau, o que também não deixa de agradar e ser saudável ao paladar infantil.

Doces veganos

Doces veganos. Por Gulab

Sem dúvida alguma a sua doceria irá se destacar por expressar preocupação e empatia com os animais, com o meio ambiente e com as pessoas que carregam esse estilo de vida.

Pessoas essas, que muitas vezes tem dificuldades de encontrar doces que sejam livres de ingredientes de origem animal!

Vamos procurar criar um slogan que expresse todas essas preocupações e interesses do veganismo:

  • Adoçando o seu estilo de vida;
  • Doce como a vida (de qualquer ser);
  • Pela sua doce forma de viver;
  • Levando a vida mais doce;
  • O cantinho do doce vegano;
  • Paixão pela vida e pelo doce;

Doceria portuguesa

Por mais que não percebamos, a culinária portuguesa é bastante presente aqui no Brasil, ainda mais quando falamos de doces!

Os doces portugueses são chamados de “doces conventuais”, por serem criados pelas freiras que viviam nos conventos. São caracterizados pela grande quantidade de açúcar, gemas de ovos e amêndoas.

Vitrine de doces portuguesesVitrine de doces portugueses. Por Spice Up the Road

Esses doces sempre estiveram presentes nas refeições que eram servidas em conventos, mas só a partir do século XV com a divulgação e expansão do açúcar, ficaram mais famosos.

Alguns dos doces portugueses mais famosos e consumidos aqui no Brasil são o pastel de nata e o toucinho do céu, além de outros doces brasileiros que foram inspirados em doces portugueses, como o quindim, pudim e o rocambole (ou bolo de rolo).

Então, depois de ficar com água na boca, vamos elaborar um bom slogan para a sua doceria portuguesa: 

  • O melhor da doceria conventual;
  • Das doces raízes portuguesas;
  • A exclusividade do doce português;
  • Para você comer rezando;
  • A arte da doçaria conventual;
  • O divino doce de Portugal; 

Doceria infantil

Depois do aniversariante, os doces são a estrela das festas infantis! São eles que decoram a mesa, encantam os convidados e nos deixam morrendo de vontade de comer antes dos parabéns.

Além dos doces tradicionais, é bom inovar na fabricação de doces diferentes, gostosos e que possam agregar na decoração da mesa infantil.

Alguns doces como maçã do amor de chocolate, cakepop e pão de mel no palito são uma boa ideia para decorar!

Cake pop (bolo no palito)Cake pop (bolo no palito). Por Pixabay

Uma forma para atrair esse público-alvo que são os pais e crianças, é abrir uma doceria perto de escolas, creches, lojas de brinquedos, papelarias, parques… 

São lugares que essas pessoas costumam frequentar e que com certeza vão lembrar de você quando precisarem organizar uma festa de aniversário ou algo do tipo!

Se a sua doceria pretende focar mais nos doces infantis, precisamos caprichar em um slogan que carregue essa essência das crianças:

  • Doçura que contagia;
  • Criando doces momentos;
  • Tornando seu mundo açucarado;
  • O fantástico mundo dos doces;
  • Com carinho para os nossos baixinhos;

Doceria pequena

Atualmente, o mercado de doceria está crescendo bastante. Se trata de produtos que não são difíceis de produzir e que costumam ter uma boa demanda independente da época.

Todo mundo sempre tem o hábito fazer um bolinho de vez em quando, alguns brigadeiros de aniversário para poupar gastos, sobremesas de final de semana, receitas de família, e por aí vai… 

É por esse caminho e através dessas situações em que descobrimos os dotes culinários que estavam ocultos e encontramos uma alternativa de empreender!

Mesa com diversos docesMesa com diversos doces. Por Pixabay

E como qualquer outro negócio, é sempre bom começarmos pequenos quando não temos experiência no ramo e nem tanto dinheiro para investir logo de início.

Começamos em casa, através de entregas e retiradas, ou então em salas comerciais com um aluguel baratinho. Conforme vamos formando clientes, o negócio vai crescendo e os investimentos também.

Se você pretende abrir uma doceria pequena, alguns slogans como esses podem te ajudar a se inspirar:

  • Recanto do doce da felicidade;
  • Sua parada obrigatória;
  • O seu doce dos sonhos;
  • Despertando desejos e sonhos;
  • Cantinho que adoça a vida;
  • Pedacinho de bons momentos;
  • Um amor de doce;

Doceria artesanal

Lembra quando comentei que existem pessoas que associam os doces à lembranças e sentimentos da infância?

Essa é uma das intenções das docerias artesanais. Produzir doces tradicionais de uma forma única e exclusiva, feito com ingredientes frescos e sem conservantes.

Bandeijas com docesBandeijas com doces. Por Pixabay

É fato que hoje dia os doces não possuem os mesmos gostos de antigamente, assim como muitos outros alimentos.

No caso dos chocolates, até conseguimos perceber isso mais nitidamente de ano após ano. Principalmente os chocolates vendidos em caixas, não é verdade? 

Então, por que não inovar e oferecer doces artesanais que além de gostosos, relembram memórias da infância?

No início do negócio, uma ideia é oferecer uma degustação para os clientes para eles perceberem que o produto é diferenciado dos demais.

Os slogans podem demostrar essa preparação mais “caseira” e essa lembrança dos velhos tempos:

  • Relembre o lado doce da vida;
  • Despertando doces lembranças;
  • Sabores que lembram a infância;
  • A arte do doce natural;
  • Amor em forma de doce;
  • Doce e único como a infância;
  • Sabor que vale ouro;

Doceria francesa

Há alguns doces em que encontramos aqui no Brasil que nem imaginamos serem de origem francesa, um exemplo é o famoso macaron, aquele “biscoito colorido”! 

Vitrine de doceriaVitrine de doceria. Por Pixabay

A Pâtisserie, como chamamos a confeitaria francesa, usa mais frutas para equilibrar o sabor açucarado, tornando os produtos menos doce do que as receitas brasileiras.

Algumas confeitarias brasileiras que trabalham com receitas francesas, costumam acrescentar um pouco mais de açúcar para se adequar ao “paladar doce” dos brasileiros!

São produtos sofisticados que acabam atraindo as pessoas, o que pode se tornar uma boa ideia de negócio para a sua doceria!

Que tal alguns slogans como esses para a sua doceria francesa:

  • A essência da confeitaria francesa;
  • O melhor da pâtisserie para você;
  • O doce francês no gosto brasileiro;
  • Sabor único e sofisticado;
  • A tradicional doçaria francesa;
  • A arte de adocicar a vida;

Doceria fitness

Segundo o Sebrae, o mercado de alimentação saudável vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano, dados esses da Brasil Food Trends 2020.

Por mais que as pessoas mantenham uma alimentação saudável, fazer negação ao doce não é uma tarefa fácil, né?

Pensando nisso que o mercado vem oferecendo os doces feitos com adoçantes naturais e menos processados.

Brigadeiros fitnessBrigadeiros fitness. Por Montar um negócio

Podem ser feitos de farinhas de arroz integral, coco, aveia ou amêndoas, e o chocolate usado é de muitas vezes, no mínimo 70%.

São produtos que podem ser a solução para clientes que possuem diabetes, intolerância a algum ingrediente ou que pretendem ter uma alimentação saudável sem deixar o doce de lado.

Não é um nicho muito explorado e pode ser uma ótima forma de se destacar no mercado das docerias!

Então vamos trabalhar para criar um slogan que afirme que um doce pode ser sim, fitness:

  • É doce e é saudável;
  • Adoçando a vida sem culpa;
  • Sabor marcante que conquista;
  • O lado doce e saudável da vida;
  • Deixando seu dia mais doce;
  • O melhor do sabor fitness; 
  • Com você imaginou, só que melhor;

Tudo bem que os nossos slogans não são tão bons assim, mas eles servem para te dar uma base de inspirações, não é?

Frases de docerias famosas

Aposto que você imaginou o nome da sua doceria junto com cada um desses slogans e até pronunciou em voz alta para ver se combinava, acertei?

Saiba que essa é uma técnica que ajuda bastante, então se você ainda não fez isso, tente para ver como soa!

Para te inspirar ainda mais, nada melhor que alguns exemplos de slogans reais, né? 

Então separamos as frases de slogans de algumas marcas famosas que fabricam doces e chocolates! 

  • Lacta: Cada pedacinho aproxima;
  • Nestlé: Nestlé faz bem;
  • Nutella: Tudo que é bom combina com Nutella;
  • Kopenhagen: Marca para sempre;
  • Kit Kat: Dê uma pausa com KitKat;
  • Arcor: Alimentando momentos mágicos;
  • Bis: Quem pede um, pede bis;

Não existe uma regra para criar o slogan da sua doceria. O segredo é criar uma frase curta, um trocadilho, fugir do genérico e ser o mais original possível, expondo a intenção da sua marca!

Conta pra gente, você procurou alguns slogans de marcas famosas para se inspirar? Fale mais sobre esse processo aí embaixo nos comentários!

Conclusão

Já sabemos de cor que uma das intenções de qualquer negócio é ser lembrado pela clientela!

E para fazer isso, podemos começar pela identidade visual, ou seja: o nome da marca, slogan, logotipo, cores, tipografia… e por aí vai.

O slogan, por exemplo, é aquela frase que vem acompanhada do nome da empresa e que na maioria das vezes, fica martelando na nossa cabeça toda vez que escutamos.

É através dessa frase que você pode transmitir a mensagem que deseja a respeito da sua marca, quais são as qualidades e características dela, qual o efeito que ela causa no público, e muitos outros fatores.

Dê preferência para frases curtas e até mesmo trocadilhos, isso facilita no momento da memorização! 

Não deixe de comentar aí embaixo nos comentários se as nossas frases de slogans te inspiraram de alguma forma (mesmo que só um pouco)! 

Também vamos adorar saber como você escolheu o slogan da sua doceria e quais critérios levou em consideração!