Depois que comecei a ter outra percepção sobre nomes de marcas (principalmente depois que comecei a escrever sobre os posts de nomes), não paro de reparar e pensar sobre eles.

Se eles combinam com o negócio, se o nome consegue transmitir do que se trata a empresa, como as pessoas pronunciam, e por aí vai… me tornei bem observadora mesmo! 

E pesquisando algumas inspirações para escrever este post, percebi dois mundos paralelos: o mundo dos nomes genéricos, e o mundo dos nomes originais.

E estou aqui para te ajudar a abrir a porta do mundo dos nomes originais, aqueles em que você consegue deixar transparente todas as qualidades e propostas da sua doceria!

Então, vem comigo que separamos muitas dicas e ideias que vão te inspirar e fazer você fugir dos nomes genéricos! 

O que é uma doceria

As docerias são estabelecimentos especializados em vendas e/ou fabricação de doces em geral, como tortas, bolos, trufas, e diversas outras delícias que só de falar já dão água na boca! 

É um mercado que vem crescendo e se inovando cada vez mais, inventando receitas, novas versões de preparar os doces tradicionais e também novas formas de decorá-los.

De acordo com os dados da empresa de pesquisa de mercado, Euromonitor International, o mercado de doces no Brasil chega a faturar 12 milhões de reais por ano.

Esses dados refletem no resultado de outra pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, que diz que: de um em cada cinco brasileiros consome doces 5 vezes ou mais por semana.

Será que você faz parte desses um em cada cinco? Conta pra gente aí embaixo nos comentários se você é um chocólatra assumido! 

Justamente por conta desses dados e do alto consumo de doces, é que a concorrência desse ramo anda acirrada atualmente.

Homem em vitrine de loja de docesHomem em vitrine de loja de doces. Por Unsplash

Além de que, é um negócio que não exige altos investimentos iniciais e pode começar dentro de casa mesmo.

Isso acaba atraindo as pessoas que buscam por uma fonte de renda e também a realização de ter a própria empresa.

Se você é uma dessas pessoas que pretende montar a sua loja de doces, já deve ter se questionado sobre qual nome batizá-la, não?

Se essa dúvida está martelando na sua cabeça e você ainda não encontrou nenhuma solução, este post vai ser a salvação! (até rimou, então é porque é verdade)

Fica com a gente que vamos te mostrar como criar nomes para a sua doceria, com muitas dicas e doces exemplos para você se inspirar! 

Ideias de nomes para doceria

Como já comentamos no post Slogan para doceria, a concorrência se torna uma das grandes motivações para escolher um bom e criativo nome para o seu negócio!

É através de um nome bem pensado e elaborado, e da qualidade dos produtos que você oferece, que há como se destacar, atrair a clientela e tornar a sua doceria única.

A escolha do nome não costuma ser um processo muito rápido. É necessário ter paciência e criatividade para pensar na personalidade da sua loja de doces.

O nome precisará combinar com o perfil do cliente que você escolher, com os seus produtos e com os propósitos da doceria como, por exemplo, a forma em que você vai trabalhar e atender seus clientes.

Lembrando que, se deseja que a sua marca seja reconhecida, o nome precisa ser de fácil leitura e pronúncia, para que seu público possa se identificar e captar a mensagem que você quer passar.

Doces no palito na vitrineDoces no palito na vitrine. Por Unsplash

Sem contar que, se as pessoas sabem escrever e falar o nome da marca, fica mais fácil na hora de procurar a sua doceria na internet e indicar os seus produtos para algum vizinho, amigo ou familiar.

Outro ponto importante que precisamos prestar atenção é: olhe para o seu produto, seu carro-chefe. Daqui a 5 ou 10 anos você continuará vendendo o mesmo produto?

E o nome da doceria, ainda vai se encaixar com ele? Cuidado ao escolher nomes que limitem você a oferecer novos produtos ou serviços.

De nada vai adiantar inserir no nome que você vende bolos caseiros, pães de mel ou bolos artísticos se daqui a um tempo você não vai mais trabalhar com isso, focando apenas em brigadeiros e doces em geral!

Além dessas dicas, temos mais algumas que separamos:

  • Liste algumas palavras que tenham a ver com as características do seu produto, como o tamanho, decoração, cores, sabores, etc;
  • Procure sinônimos! Outras palavras com o mesmo sentido que você quer podem soar melhor na hora da pronúncia;
  • Não coloque nomes semelhantes ao de outras empresas da sua região. Isso pode acabar confundindo o público e criando uma reputação negativa para a sua marca;
  • Consulte se o nome que você tem em mente já não possui registro no INPI. Se não tiver, faça o registro para garantir a propriedade do mesmo e evitar plágios;

Vitrine de doces diversosVitrine de doces diversos. Por Pixabay

Também vale a pena mencionar a respeito de colocar o nome próprio na empresa. Pense que mais tarde quando a empresa expandir e envolver uma equipe maior, com sócios e funcionários, todos serão representados pelo seu nome.

Talvez uma ideia melhor seja usar a junção de nomes, como é o caso da grande empresa de doces, Sodiê (junção de Sofia e Diego). Se torna um nome único e original.

Mas, caso você não se importe e mesmo assim opte por usar o seu nome, vá em frente! Também é uma forma de você ser reconhecido e fazer com que as pessoas associem você aos produtos que produz.

Agora, chega de mais delongas e vamos colocar a mão na massa para criar nomes de acordo com cada estilo de doceria! 

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Nomes para docerias criativos

“Escolha nomes criativos para a sua doceria”. Tão fácil de falar, mas tão difícil de pensar, né?

Em todos os nossos posts de nomes aqui do blog, que são: Nomes para Restaurantes, Nomes para Hamburgueria, Nomes para Cafeteria e Nomes de bar, comentamos sobre a importância de pensar em um nome criativo.

E a razão disso é óbvia: se destacar da concorrência e atrair clientes!

Vitrine de bolachas docesVitrine de bolachas doces. Por Unsplash

Mas, as ideias criativas dificilmente vão aflorar na nossa mente de uma hora para a outra. É claro que leva alguns dias para a gente entender bem a personalidade do nosso negócio, o gosto do público alvo e as características do nosso produto, para daí, conseguir transmitir isso para o nome.

Uma dica para te ajudar nesta etapa, é realizar um brainstorming, aquele encontro com seus amigos, sócios e funcionários. Eles dão sugestões de nomes e todas as ideias são consideradas!

Dessa forma fica mais fácil de pensar em nomes diferenciados, fazer junções de ideias e palavras. Que tal tentar?

Aqui, vamos tentar te ajudar a se inspirar em algumas ideias de nomes criativos, esperamos não falhar:

  • Doce de Nuvem;
  • Café & Granulado;
  • Baú de Doce;
  • Beijinho de Moça;
  • Romeu e Julieta;
  • Doce de Mel;
  • Cereja do Bolo;
  • Enrolado de cristal;
  • Cor & Sabor

Nomes para doceria gourmet

Se as docerias em geral já estão em destaque no mercado, as que trabalham com os produtos gourmet estão mais ainda!

Segundo o Sebrae, o crescimento de confeitarias, lojas de bolos e docerias gourmets apresentaram um crescimento expressivo.

O mercado que engloba empreendimentos que comercializam doces e bolos finos com receitas tradicionais em uma nova versão, tem apresentado um salto de arrecadação anual de 40 bilhões, em 2007, para 76 bilhões em 2015.

doces gourmets em vitrineBrigadeiros e trufas em vitrine. Por Unsplash

O diferencial desses produtos são os ingredientes nobres e de alta qualidade, que são um dos pré-requisitos para a produção de qualquer doce gourmet.

Além dos ingredientes finos, o diferencial das embalagens e da decoração atingem os gostos dos consumidores exigentes que estão dispostos a pagar mais caro pelos produtos.

Se você pretende abrir uma doceria gourmet, precisa deixar claro através do nome que você trabalha com ingredientes selecionados, tornando o seu doce mais bonito e saboroso:

  • Império Nobre;
  • Dulce Dama;
  • Doce Agrado;
  • Con(feito) de Encanto;
  • Raro Requinte;
  • Doce de Ouro;
  • Sofisticando Doce;

Nomes para doceria virtual

Quando você pretende comprar algum produto, costuma olhar na internet as características, modelos e faixa de preço dele?

Provavelmente sim, né? Hoje em dia a internet está se tornando cada vez mais útil, inclusive para vender ou comprar produtos.

Eu, particularmente, quando quero comprar ou encomendar um bolo de aniversário, comprar docinhos para alguma comemoração ou até mesmo uma torta para o fim de semana, costumo olhar o perfil das docerias nas redes sociais.

Olho os sabores, a decoração, o preço, chamo no direct... até encontrar o produto certo!

Vitrine de doces com donuts e eclairVitrine de doces com donuts e eclair . Por Unsplash

Muitas empresas de docerias estão partindo para a venda virtual por redes sociais ou sites.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 83% dos pequenos negócios de doces vendem sob encomenda por meio das redes sociais, e-mail e telefone, sendo que 90% atuam em casa.

E para vender online, é indispensável pensar em produzir uma foto caprichada! Como não estamos vendo o produto pessoalmente e nem sentindo o cheiro, a foto será decisiva, assim como as descrições sobre o doce!

Se você quer vender seus produtos por esse meio, mas ainda não sabe qual nome colocar para a sua loja de doces virtual, confere a lista de ideias que separamos:

  • Doce de Ló;
  • Pedacinho de Céu;
  • Chuva de Doce;
  • Tudo + Doce;
  • Cristais de açúcar;
  • Doce Cereja;
  • Barraca dos doces;

Nomes para doceria em inglês

Escolher nomes em inglês é sempre uma tentação!

Eles deixam o nome mais moderno e muitas vezes podem se tornar um diferencial perante a concorrência.

Você até já deve ter visto palavras como cake (bolo), sweet e candy (doces), em nomes de docerias.

Mas antes de validar a ideia dessas palavras e de outras que tenham origem estrangeira, precisamos prestar atenção em alguns critérios.

Vitrine com doces no palito em bandeijasVitrine com doces no palito em bandeijas. Por Unsplash

Assim como dissemos no início do post, as palavras que formos escolher precisam ser de fácil pronúncia e escrita, não é?

Então tenha o cuidado de escolher palavras que as pessoas consigam pronunciar. Não é nada legal o seu cliente falar “não sei se é assim que se fala”, ou “não sei como se escreve”.

(Principalmente se o seu público for de uma faixa etária mais velha)

Um nome com uma pronúncia e escrita simples facilita muito na hora da divulgação da sua empresa, seja pelas redes sociais, rádio, e até mesmo no boca a boca do povo!

Então, separamos alguns exemplos de nomes em inglês que tenham uma pronúncia e uma escrita simples e fácil:

  • Candy Shop (loja de doces);
  • Candy Life (vida doce);
  • Sweet Dream (doce de sonho);
  • Candy Lover (amante de doces);
  • Lollies (doces);
  • Doce Store (store é loja);
  • Pink Kiss (beijo rosa);
  • Lollipop (pirulito);
  • Cakepop;
  • Cake Boss (chefe dos bolos);

Nomes de docerias francesas

A culinária é uma área muito abrangente. Cada lugar do mundo tem as suas culturas, com as suas cores, sabores e particularidades!

Podemos dizer que a França é um dos berços da confeitaria. Foi lá que surgiu a pâtisserie, que é um tipo de confeitaria especialista em doces e bolos.

Doces franceses em vitrineDoces franceses em vitrine. Por Unsplash

Trabalham com poucos ingredientes, tendo a adição de frutas ou algum outro elemento para saborizar o doce, o que o torna “menos doce” do que comparado às preparações brasileiras.

Suas preparações são especialmente a base de leite, gemas e massas leves. Ou seja, leveza e requinte são característicos dessa culinária!

Para o nome, vamos usar as características do doce ser leve, sofisticado e francês:

  • À Francesa;
  • Requinte Petit;
  • Aroma Francês;
  • Dom Docciê;
  • Toque Francês;
  • Doce de leve;
  • Donna França;
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Nomes para doceria artesanal

Já vimos bastante aqui no blog sobre os produtos artesanais, que são aqueles fabricados de uma forma mais natural, sem processos industrializados e ingredientes muito artificiais.

Os doces artesanais estão em alta no mercado e é uma ótima forma de empreender fabricando produtos diferenciados.

Assim como citamos no nosso post Slogan para Doceria, muitas pessoas usam das características dos doces artesanais para fazer com que seus clientes relembrem os doces da infância.

Vitrine de doceriaVitrine de doceria. Por Pixabay

Essa forma mais “caseira” de se produzir os produtos traz à memória os bons tempos, onde os docinhos, bolos e tortas lembram as festas de aniversários de antigamente.

Dá até vontade de provar pra sentir aquela nostalgia, né? 

Se você produz doces artesanais e o seu intuito realmente é fabricar doces menos industrializados, ou que lembrem o tempo de infância, confere as ideias de nomes que separamos para você se inspirar:

  • Confeitando amor;
  • Arte & Doce
  • Doce Notalgia;
  • Lado Doce;
  • Caramelo;
  • Feito a mão;
  • Doce Artesã;
  • Encanto Natural;
  • Casa da Mãe Joana;

Nomes para doceria de trufas

Não tem quem resiste a uma trufa, né? Se já somos loucos pelos docinhos, imagine por uma trufa recheada!

É um doce que agrada à maioria das pessoas, principalmente pela diversidade de sabores e recheios, além de ser perfeito para presentear alguém.

A fabricação das trufas é simples, econômica e possui uma boa lucratividade. O custo médio de produção por unidade desse doce chega aos R$0,60, e dependendo, pode ser vendida por até R$3,00.

Trufas em cestas expostasTrufas em cestas expostas. Por Pixabay

Muitos dos empreendedores que ingressam neste nicho, começam vendendo as trufas diretamente, como dentro da faculdade, do trabalho ou oferecendo para vizinhos, amigos e familiares.

Começam com a ideia de ser uma renda extra, para complementar. E depois, mais tarde, acabam abrindo uma loja física ou se dedicando à fabricação para vendas online.

Então, se o mercado de trufas faz parte do seu plano de empreendimento, confira os exemplos de nomes que separamos para o seu negócio:

  • Sabor Trufado;
  • Trufa de amor;
  • Amora Doce;
  • Doce Pecado;
  • Dupla de Doce;
  • Bendita Trufa;
  • Amor de Ló;

Nomes para doceria e salgados

Você também lembrou daquela mesa enorme de festas de aniversário? Com coxinhas, brigadeiros, pastéis, bolo…

As lojas de doces e salgados são muito procuradas para realizar o buffet de festas de aniversário e de eventos corporativos.

Por falar nisso, hoje em dia existe um chamado “Kit Festa” que está fazendo bastante sucesso por aí. Você já ouviu falar?

Esse kit festa é voltado para pessoas que fazem reuniões, eventos e festas menores, que preferem algo prático e não estão dispostas a pagar pelo preço de um buffet tradicional.

Bolo, docinhos e salgadinhos em caixas de kit festaBolo, docinhos e salgadinhos em caixas de kit festa. Por Sou Petropolis

O kit acompanha doces, salgados, torta ou bolo e até mesmo refrigerante e materiais descartáveis. É uma ótima ideia de negócio que vale a pena ser avaliada aí na sua região!

Para empreender neste tipo de negócio, de começo é interessante focar em apenas um tipo de público.

Por exemplo, você pode iniciar preparando os kits para festas de crianças ou para eventos empresarias pequenos, e mais tarde, com a empresa maior, atingir ambos os públicos.

Caso você esteja planejando trabalhar com doces e salgados e inclusive, com o kit festa, dá uma conferida na lista de nomes que separamos para você se inspirar:

  • Empório Doce;
  • Deliciê;
  • Erva Doce;
  • Doce de vó;
  • Suspiro de amor;
  • Deliciarte;
  • Dom Petit;
  • Doce Delícia;

Nomes para doceria fitness

O público que está em busca de alimentos mais saudáveis está em constante crescimento, o que é muito bom!

Essas pessoas em sua maioria, são mulheres, idosos e consumidores casados que buscam por alimentos que tenham algum tipo de benefício para a saúde, e estão sempre a procura de novidades.

Tanto para essas pessoas quanto para qualquer outra que segue uma dieta à risca, é muito difícil resistir a um docinho de vez em quando, não é verdade?

E pode acreditar que existe um grande número de consumidores que se interessaram por doces fitness, mas existem poucos empreendedores que oferecem esse produto no mercado.

Docinhos fitnessDocinhos fitness Por Pixabay

Esses doces são feitos com ingredientes funcionais, naturais e nutritivos, que contribuem para uma vida mais saudável.

Pode ser consumido por clientes que possuem alguma restrição alimentar e até por crianças, já que é um doce que não deixa de agradar o paladar.

Se você está pensando em empreender neste ramo dos doces fitness, confira as ideias de nomes que separamos para você:

  • Donna Fit;
  • QuebraNozes;
  • Gourmet Fit;
  • Bendito Doce;
  • Cacau & Canela;
  • Tô Fit;
  • Bem Bolado;
  • Amigos do Doce

Doceria ou doçaria?

Você que está montando uma doceria já deve ter visto essas duas palavras por aí, e provavelmente deve ter ficado na dúvida sobre qual delas é a forma correta!

Muitos dicionários brasileiros só registravam a forma “doçaria”, a qual não é muito comum aqui no Brasil, mas muito famosa em Portugal.

Já o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, e as últimas edições do dicionário Aurélio registram as duas formas.

Porém, pode ser que nas edições anteriores do Aurélio você só se encontre a forma “doçaria”, já que era a única forma registrada antigamente.

Então, quando falamos das palavras “doceria” e “doçaria” ambas estão corretas e possuem o mesmo sentido. É só escolher a que mais combina com o nome da sua loja! 

Ah, inclusive, na internet também podemos observar que muitas pessoas se questionam a respeito da palavra “doceteria”, mas ela não existe, beleza?

Conclusão

Cada vez mais as docerias estão crescendo e reinventando a sua forma de preparar os produtos.

Doces que antes só encontrávamos nas formas tradicionais, estão sendo feitos de uma forma artesanal, gourmet, fitness, vegana e muito mais!

O que se torna muito bom para as pessoas que consomem, e também para os empreendedores, que acabam tendo mais opções para se destacar no mercado.

Até porque, só de olhar para esses tópicos que separamos você já encontra diferentes propostas de negócio!

E que claro, merecem ter um belo e criativo nome, não é verdade? A sua doceria pode se destacar ainda mais se tiver um nome cativante!

Para que isso aconteça, você já sabe o que fazer: analisar o público alvo, seus produtos, a personalidade do seu negócio, e tentar transmitir isso para o nome.

A nossa intenção foi te ajudar e te inspirar de alguma forma, espero que tenhamos conseguido!

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