Sabemos que criar propagandas não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso muita dedicação para entender cada vez mais o seu negócio e conhecer o seu público, para que ela tenha eficácia!

Se você investiu na propaganda da sua lanchonete durante a pandemia deve ter percebido melhor o efeito que ela causou, não é?

Criar atrativos e diferenciais é fundamental, principalmente no momento em que estamos vivendo.

Durante este período de isolamento sempre fiz os pedidos através das redes sociais, e posso afirmar que a propaganda e a interação com os clientes são importantíssimos para a minha decisão de compra!

Como não estamos no espaço físico, essa interação pelas redes sociais faz com que nos sentimos mais próximos, mesmo distantes.

Além das propagandas, que fazem com que acompanhemos os lanches e pratos novos, além de outras novidades.

Se você ainda não pensou em produzir propagandas e movimentar as redes sociais da sua lanchonete, sacode essa poeira!

Vem com a gente que vamos te ajudar a produzir frases para divulgar os seus lanches!

Dicas para criar suas frases

Independente do tipo de empreendimento, a busca por maneiras de se destacar da concorrência e atrair clientes é incessante. 

Criamos umas promoções aqui, uns descontos lá… na esperança de que funcione, não é? Mas será que uma frase simples de promoção vai impactar tanto assim? 

Pois, fique sabendo que você pode percorrer um caminho bem mais curto! Existem algumas estratégias tanto com frases que vendem, quanto com frases que interagem, que podem ser colocadas em prática, assim, rápido e fácil. 

E quando me refiro em criar frases que sejam direcionadas às vendas, estou falando dos gatilhos mentais. Você já ouviu falar?

Os gatilhos mentais são decisões ou estímulos que o nosso cérebro toma por impulso. 

Quer ver um exemplo? A rede de fast-food McDonald’s usa a causa social como um gatilho mental. Uma vez por ano utilizam a verba arrecadada naquele dia, para destinar à causas sociais.

Essa causa social convence e comove os consumidores pelo fato de que ajuda outras pessoas, ou o meio ambiente.

Além da causa social, alguns outros principais gatilhos mentais são:

  • Autoridade: Mostrar para o cliente que você é o melhor no que faz, transmite confiança e dominância no assunto;
  • Escassez: Mostrar para o cliente que ele precisa comprar o produto antes que fique sem;
  • Novidade: Mostrar para o cliente que ele está consumindo uma novidade, pode ser usado junto com a escassez;

É bom lembrar que para usar esses gatilhos é preciso ser transparente e verdadeiro. Só use esses exemplos quando você cumprir com o que está divulgando. 

Agora, você lembra que comentei sobre as frases que as pessoas se identificam? Quis me referir aquelas que não são feitas com o intuito direto de venda.

Até porque, os seus clientes e seguidores podem ficar irritados vendo o seu perfil com publicações só relacionadas à vendas.

É importante criar frases que aproximem o público à lanchonete, frases essas que fazem com que eles se identifiquem e queiram compartilhar.

E para criar as frases, você precisa levar em consideração o conhecimento que tem do seu público alvo, do seu produto e do seu negócio, lembra?

Então, aqui vamos te mostrar como criar essas frases que geram interação com o cliente, e também algumas dicas de como usar esses gatilhos mentais, para que seu perfil tenha mais engajamento e alcance mais pessoas. Preparado?

Exemplos de frases para propagandas de lanches

Despertar o interesse e chamar a atenção dos consumidores sem forçar a barra pode parecer um pouquinho complicado, né?

Mas pode ficar mais fácil se você souber equilibrar o uso destas duas formas de escrever as frases. Pode inseri-las nas publicações das redes sociais, e também em quadrinhos e panfletos da lanchonete!

É só você se inspirar e criá-las de acordo com a personalidade do seu negócio, e do seu público!

Frases criativas

A criatividade e originalidade sempre chamam a atenção das pessoas. E se juntarmos originalidade, criatividade e bom humor, melhor ainda! 

Aqui, podemos usar as frases de interação para fazer publicações engraçadas e que a maioria das pessoas vão se identificar. 

  • Se você sentir um vazio, coma um hambúrguer porque é fome;
  • Lua em lanches, ascendente em fome;
  • Hambúrguer é tão bom que deveria ser elogio: Nossa, você tá tão hambúrguer hoje; 
  • Se o rolê não terminar em lanche, eu nem saio de casa;
  • Te desejo tudo de bom, inclusive um duplo burguer;

Pessoa segurando um hambúrguerPessoa segurando um hambúrguer. Por Unsplash

Lanches delivery

O mercado de lanches delivery está cada vez mais concorrido e investir fortemente nas redes sociais pode ser crucial para se destacar da concorrência!

Crie um perfil profissional no Instagram e no Facebook, adicione todas as informações sobre a sua lanchonete como, contato, como funciona o seu delivery, fotos e valores dos lanches, por exemplo.

Mas é claro que você não vai ficar postando foto do cardápio todo dia e toda hora, né? Então, podemos usar as frases de interação para bombar o perfil do seu delivery!

  • O fim de semana não é o mesmo sem pedir um delivery;
  • Eu queria poder pensar em frases bonitas, mas eu só consigo pensar em pedir um lanche;
  • É preciso amar as pessoas como se elas fossem pizzas;
  • Estou torcendo para que o dia termine em pizza;
  • Deu ruim na cozinha? Peça um delivery;

Caixas de pizzaCaixas de pizza. Por Freepik

Vai dizer que você não se identificou com algumas dessas frases? Inclusive, você pode pedir para as pessoas marcarem um amigo, curtir ou compartilhar caso se identifique também. Isso vai fazer com que seu delivery fique ainda mais conhecido!

Se tratando dos gatilhos mentais, aqui podemos usar o da escassez, usando algumas promoções ou descontos com tempo limitado, como entregas, sobremesas grátis, brindes…

As pessoas não vão deixar de perder esta oportunidade!

Lanche natural

Não é novidade para ninguém que a busca por uma alimentação mais natural, orgânica e livre de aditivos químicos está crescendo cada vez mais.

O sanduíche natural, por exemplo, se apresenta como uma alternativa saborosa, nutritiva e prática para quem precisa fazer uma refeição fora de casa.

Aqui, podemos criar frases que incentivem as pessoas a manter uma alimentação saudável e se manter no ritmo:

  • Trate os alimentos como trata as pessoas… valorize o que eles têm de melhor e evite os que não te fazem bem!
  • Coma menos açúcar, você já é doce o suficiente;
  • Apaixone-se por cuidar de si mesmo;
  • Comer bem para viver melhor;
  • Deletando gordura, por favor aguarde;
  • Livrai-nos das gordices do dia a dia, amém;
  • Se você não é fitness, não desfitnize a fitnância de quem está tentando fitnizar;

Sanduíche naturalSanduíche natural. Por Unsplash

Aqui, podemos usar o gatilho da novidade. Conte que o cardápio tem um novo lanche natural, com ingredientes diferenciados e mais nutritivos.

Segundo estudos neurológicos, quando vemos algo novo há um aumento na liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer. 

Um shake, sucos naturais, chás com combinações diferentes, doces saudáveis e diversas outras opções que você consiga inserir ou criar, vai despertar o interesse do seu público. Mas, desde que seja realmente uma novidade, viu?

Outra ideia é o gatilho da autoridade. Que tal ter uma nutricionista como parceira para dar mais confiança sobre o assunto para seus clientes? Uma boa, não é?

Lanche tradicional

Só preparar lanches deliciosos, saborosos e visualmente atraentes não é o suficiente. Mas claro, se seus lanches possuem todas essas qualidades, já é meio caminho andado!

Precisamos divulgar, postar fotos, gravar o passo a passo de preparo, escrever descrições detalhadas sobre o hambúrguer, pastel, sanduíche... 

Tudo isso torna a sua propaganda menos mecanizada, faz com que o cliente conheça mais sobre as pessoas, o ambiente, os produtos, e se sinta mais íntimo da lanchonete.

Além dessas formas de divulgação, podemos usar as frases de uma maneira diferente. Que tal pedir para os seus seguidores marcarem um amigo na publicação? Olha só:

  • Marque aquele amigo que vai te pagar um lanche na (nome da lanchonete) hoje;
  • Amigo que é amigo, te leva para comer o seu hambúrguer predileto;
  • Marque aquele amigo que come um x-tudo inteiro sozinho;
  • Marque aquele amigo que te chama pra comer um lanche e nunca paga a conta;
  • Marque aquele amigo que fica de mau humor quando está com fome;

Pessoas comendo lanche em mesaPessoas comendo lanche em mesa. Por Unsplash

No nosso post sobre Frases para propaganda de doces, você encontra mais ideias e exemplos para se inspirar e criar frases para a sua lanchonete! 

Como fazer propaganda de lanches

Uma fachada chamativa e um cheiro delicioso não é o suficiente para atrair o cliente até a lanchonete. Há muitas outras coisas que estão por trás disso.

Assim como dissemos no início do post, sempre estamos em busca de algo para nos destacar e fazer com que o cliente conheça o nosso estabelecimento e o nosso produto ou serviço.

E não podemos fazer isso sem a boa e velha propaganda, não é mesmo? Ela continua sendo a alma do negócio!

Para que consigamos fazer uma boa propaganda da lanchonete, primeiramente, precisamos conhecer o nosso público-alvo. Quem é ele, do que ele gosta, do que precisa, onde ele está, sua faixa etária, e por aí vai… Ah, você já sabe, né?

Dessa forma conseguimos realizar a nossa divulgação de uma forma mais focada e específica. Usando linguagens que eles também usam, cores, imagens até memes e muito mais.

Conhecendo o seu público alvo você também conhece qual é o meio de comunicação que irá alcançá-lo. Se é através das redes sociais, rádios, panfletos ou outros.

Dois hambúrgueres em pratoDois hambúrgueres em prato. Por Unsplash

Durante essa divulgação é muito importante usar fotos profissionais dos seus produtos, descrições detalhadas, endereço, promoções e todas as outras informações necessárias!

Além de tudo isso, ter um bom atendimento, um ambiente aconchegante e decorado é indispensável. Até aqui você conseguiu atrair o cliente, agora é a hora de conquistar e fidelizar.

Ah, e por falar em decoração, temos um post especial sobre isso: Decoração para restaurante

Mas calma, quer dizer que você não tem dinheiro para investir nisso agora? Não se preocupe, aqui no blog você também encontra a solução para isso neste post: Como decorar lanchonete com pouco dinheiro!

Todos esses fatores trabalham em conjunto e proporcionam a melhor propaganda da sua lanchonete!

Ainda não paramos por aqui, temos mais algumas dicas extras que queremos te passar sobre propaganda, dá uma conferida!

Música para propaganda de lanches

A maior prova de música para propaganda foi a da Nissan, com os Pôneis Malditos, você lembra? Ops, melhor nem lembrar né? Depois não conseguimos mais esquecer!

Outra que também ficou muito conhecida e grudada na cabeça foi aquela do Big Mac: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim...

Você lembra desta também? Olha que nem é da minha época e eu conheço!

A música na propaganda tem o poder de passar uma mensagem da marca, ajuda na memorização, desperta emoções e quando bem usada, garante que a marca seja lembrada por muito tempo pelos clientes, como é o caso dos dois exemplos acima.

Mesas e cadeiras na lanchonete RoofMesas e cadeiras na lanchonete Roof. Por Empório Tambo

Além de ser usada na propaganda, a música dentro do ambiente da lanchonete também é capaz de fazer com que seus clientes se sintam melhor.

É isso que mostramos no nosso post Músicas para restaurante. A influência que ela tem sobre a decisão dos consumidores, e também, o poder de deixa-los mais a vontade.

Não deixe de considerar a música tanto para a propaganda da sua lanchonete, como no ambiente dela. Tenho certeza que para muitos clientes ela pode fazer a diferença!

Aplicativo para propaganda de lanches

Falamos bastante aqui sobre o uso das redes sociais para fazer a propaganda da sua lanchonete, mas, ainda podemos usar dos aplicativos de entrega para nos ajudar na divulgação.

O iFood, por exemplo, é um dos aplicativos mais famosos. Ta aí a primeira vantagem, né? 

Por ser um aplicativo que investe fortemente em marketing, automaticamente, faz com que todos os restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias, etc, sejam conhecidos.

Outra vantagem é que você atrai muitos clientes novos, de diversas regiões, muitas pessoas que nem se quer sabem que sua lanchonete existe, a conhecem através deste aplicativo.

Celular com aplicativo do iFood.Celular com aplicativo do iFood.

Vale a pena considerar e analisar a ideia de investir em um aplicativo de entrega, mesmo que a sua lanchonete já trabalhe com o delivery.

Você pode saber mais sobre isso no nosso post sobre Como cadastrar restaurante no iFood. Lá temos todo o passo a passo e as informações necessárias antes de você realizar o cadastro!

Além do iFood, ainda existem outros aplicativos como: Uber Eats, Aiqfome, Rappi, Delivery Much, 99 Food e vários outros!

Imagens de propaganda de lanches

Uma imagem fala mais que mil palavras, não é verdade? Então que tal usar e abusar dessas frases que citamos para criar imagens dos seus produtos?

Uma dica nossa, que é super válida e que pode te poupar dos custos de um designer gráfico, é usar a ferramenta Canva. Você já deve conhecer!

Nela você pode criar cartazes, cartões, logotipo, publicações para as redes sociais, ou qualquer outro material.

Crie a sua frase e coloque uma foto dos seus pratos para divulgar nas redes sociais da sua lanchonete. Ah, e depois não esqueça de nos enviar para ver como ficou, viu?

Olha só o exemplo que criamos para você se inspirar! (mas é claro que os seus ficarão bem melhores)

Marque um amigo que vai te pagar um hambúrguer.Marque um amigo que vai te pagar um hambúrguer.

Conclusão

Sabemos o quão é importante criar uma propaganda para a sua lanchonete, e contar com a ajuda das redes sociais é essencial para conseguir alcançar novos públicos e divulgar o seu cardápio.

Crie um perfil profissional no Instagram e no Facebook, divulgue seus pratos, promoções, eventos e procure saber como se comunicar com o seu público.

Sabemos que quando entramos nas redes sociais queremos relaxar e nos interagir com conteúdos diferentes. Por isso, tome o cuidado para o seu perfil não estar virado em promoções e conteúdos de venda dos pés à cabeça.

Use as frases que citamos nos exemplos para proporcionar uma interação com os seus seguidores, certamente eles irão se interessar, curtir, compartilhar até enviar para algum amigo.

Isso faz com que sua lanchonete seja mais conhecida, e ainda, garante uma proximidade com o cliente!

Espero termos te ajudado a se inspirar em frases que tenham a ver com o seu negócio e com o seu cardápio.

Mas conta pra gente, você já experimentou alguma vez publicar algo neste sentido? 

Como os seus clientes e seguidores reagiram? Escreve aí embaixo nos comentários, vamos adorar saber e trocar opiniões!