Se tem uma coisa que eu gosto é de um doce depois das refeições! O organismo já se acostumou e parece que pede!

Seja depois do almoço, no início, no meio ou no fim da tarde, de noite, de madrugada… pra mim uma sobremesa é sempre bem-vinda!

E quando vou em um restaurante, não só penso nos pratos salgados, mas também no que vem depois: a sobremesa.

Aquela mesma que ninguém faz lá em casa (ou nem conseguimos fazer) e que não estamos acostumados a comer todos os dias ou finais de semana.

Assim, em um restaurante, da mesma forma que é importante ter a coerência nos pratos salgados do cardápio, também precisamos manter uma coerência com os doces.

Eles precisam fazer sentido com a proposta do restaurante e também com o perfil da clientela. 

Nada de colocar uma sobremesa simples de gelatina em um restaurante mega chique, por exemplo! 

Nada contra, adoro gelatina! Mas acredito que as pessoas que frequentam esses restaurantes esperam algo mais sofisticado de acordo com a proposta do restaurante, concorda?

Então, separamos algumas ideias de sobremesas que você pode adotar no seu cardápio e que tenham a ver com o estilo do seu restaurante. Já pega aí seu caderno de receitas pra anotar tudinho!

Lembrando que são apenas ideias, você pode se inspirar e até mesmo mudar um ingrediente aqui, uma forma de preparar lá… adaptando de acordo com o seu tipo de restaurante

Sobremesas de restaurante simples e natural

Sabemos que os doces e sobremesas fazem parte das deliciosas guloseimas e poucas vezes se tornam algo mais natural e saudável.

Mas, precisamos pensar nas pessoas que são firmes e fiéis na dieta, ou que gostam e tem como estilo de vida uma alimentação mais saudável e regrada.

Então, se o seu restaurante tem uma clientela com esse perfil, fique calmo! Separamos algumas ideias de sobremesas mais naturais, com uma menor quantidade possível de açúcar ou gordura!

Afinal, de nada adianta o seu cliente frequentar o restaurante, fazer uma refeição sem muitas calorias, na medida, e no final se entregar para uma sobremesa super calórica!

Frozen Yogurt

Nos dias mais quentes, um sorvete sempre vai bem, né? E que tal uma opção mais saudável com um menor teor de gordura? Melhor ainda!

O frozen yogurt é um iogurte natural quase congelado, com um sabor mais azedinho comparado ao sorvete, mas é tão refrescante quanto!

É muito fácil de fazer e pode ser preparado com vários sabores, e adicionado diversos tipos de caldas e geleias feitas com frutas.

iogurte com frutas

Três ramequins de frozen yogurt com frutas. Por Receita na Mesa

Existem várias receitas disponíveis na internet, algumas com mais ingredientes que as outras, inclusive com uma maior quantidade de açúcar ou adoçante hehe!

Mas, basicamente você vai precisar do iogurte natural desnatado, e de frutas para saborizar a sobremesa.

O iogurte precisa ser dessorado, então fica mais fácil despejar em um filtro de café e esperar o soro sair bem. Demora um pouquinho, viu? Cerca de 1 ou 2 horas!

Depois do soro sair leve para congelar. Em seguida bata no liquidificador o iogurte congelado com as frutas da sua preferência, até virar uma mistura homogênea.

Coloque a mistura em um recipiente, cubra com papel filme e leve ao freezer novamente até servir.

frozen iogurt

Frozen yogurt de blueberry. Por Frozen Food Europe

Além de gostoso e refrescante, fica uma sobremesa super bonita em um prato bem decorado e elaborado. Aposto que seus clientes vão adorar essa versão saudável do sorvete!

Suflê de Banana e Canela

Já que é para ser simples e saudável, que tal uma sobremesa com apenas 3 ingredientes? 

O suflê de banana com canela, além de ser facílimo de fazer, é uma sobremesa low carb, sem glúten, açúcar ou gordura. 

Por essa você não esperava, né? Quando você falar tudo isso para o cliente, ele vai querer na hora! 

sufle de banana

Dois ramequins de suflê e bananas. Por Magicianafit

Para preparar, você só vai precisar de:

  • 2 claras em neve;
  • 1 banana;
  • ½ colher de chá de canela; 

É uma receita que engana bastante a vontade de comer doces e fica pronta em apenas 15 minutinhos!

É só bater as claras em neve, adicionando a banana amassada e a canela. Depois disso, colocar a mistura em um recipiente e assar por cerca de 10 minutos em 200ºC.

Fácil demais, né? E é uma sobremesa super viável para um restaurante, justamente por ser rápida e conter poucos (e baratos) ingredientes! 

Ah, e essa receita é suficiente para dois ramequins ou outras duas forminhas pequenas, iguais aos da foto, tá?

Mousse de Chocolate Light

Um chocolate é sempre bom ter, não é verdade? Ainda mais em uma mousse cremosa, leve e saborosa!

Essa receita de mousse de chocolate não vai clara de ovo, creme de leite e nem açúcar. 

Mais uma sobremesa para você falar com orgulho para os seus clientes que é saudável e de baixo calorias, mesmo sendo de chocolate!

mousse de chocolate

Três copos com mousse de chocolate. Por Goodbom

Para fazer essa mousse, você vai precisar de:

  • 1 vidro de leite de coco;
  • 50g de chocolate 70%;
  • 10 gotas de baunilha;
  • 2 gemas;
  • 1 colher de xilitol (adoçante natural);

Em uma panela é só colocar as gemas e o leite de coco, até engrossar. Em seguida desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha.

Coloque o creme no liquidificador e junte o chocolate picado e o xilitol, batendo durante 1 minuto. Depois disso, coloque durante 30 minutos no congelador, ou 1h30 na geladeira!

Uma receitinha bem simples e fácil de fazer também, né? Essas quantidades rendem poucas porções, então é melhor garantir e fazer sempre um pouco a mais.

Sobremesas de restaurante chique

Os pratos finos são uma característica forte dos restaurantes chiques. Os doces então, nem se fala, a elaboração e criatividade das sobremesas são de outro mundo!

Normalmente a maioria delas tem aqueles nomes difíceis, franceses e até mesmo italianos, e alguns desses pratos nem sabemos direito como comer hehe!

Mas com toda certeza, além de bonitos são deliciosos. Por isso, separamos os mais conhecidos e também mais interessantes para você surpreender os seus clientes sofisticados.

Petit Gâteau Tradicional

Quem nunca ouviu falar do famoso petit gâteau que atire a primeira pedra! 

É uma sobremesa muito conhecida e muuuito gostosa. Aquele pequeno bolo fofinho recheado com calda de chocolate e uma bola de sorvete de acompanhamento, é dos deuses!

Aliás, você sabia que essa sobremesa foi trazida ao Brasil pelo famoso chef de cozinha francês Érick Jacquin, em 1994?

Ainda bem! Obrigada Jacquin! 

Mas é claro que aqui, ela foi adotada e modificada pelos cozinheiros, para que os clientes pudessem escolher diferentes recheios da sobremesa. Bom também, né?

Então, nada mais justo que citarmos a receita de petit gâteau tradicional dada pelo próprio chef Érick Jaquin!

petit gateau

Prato com petit gâteau. Por São Paulo para Dois

Para preparar o petit gâteau você vai precisar de:

  • 5 ovos; 
  • 5 gemas;
  • 170g de açúcar;
  • 100g de farinha de trigo;
  • 250g de chocolate meio amargo;
  • 250g de manteiga sem sal;

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Bata as gemas, ovos e o açúcar em uma batedeira. Depois, adicione aos poucos o chocolate derretido na batedeira e acrescente a farinha peneirada e bata até ficar homogêneo.

Adicione a massa em forminhas untadas e leve ao forno em 180ºC por 4 minutos. Quando você notar que começou a assar, desenforme e sirva com sorvete!

mesa com petit gateau

Mesa com um prato de petit gâteau. Por Ice&Pizza/Cliente Empório Tambo

Com toda certeza essa é uma das minhas sobremesas favoritas! E o melhor é que em muita das vezes, nem precisamos frequentar um restaurante chique para encontrá-la.

Crème Brûlée

Lá vamos nós para mais uma receita clássica francesa que nos faz enrolar a língua para pronunciar. Mas tudo bem, o importante é que essas receitas são deliciosas!

Por mais que seja uma sobremesa com fama de ser sofisticada, ela é muito fácil de fazer (até mais do que escrever o nome dela) e só exige um pouco de técnica.

creme

Queimando o açúcar do Crème Brûlée com um maçarico. Por OGlobo 

Para preparar essa sobremesa, que basicamente é um creme de baunilha coberto com uma casquinha crocante de açúcar, não tem segredo.

Você vai precisar de: 

  • 6 gemas de ovos;
  • 500ml de creme de leite fresco;
  • 1 colher de essência de baunilha;
  • 100g de açúcar;

Coloque o creme de leite para ferver, e enquanto isso, bata os ovos com o açúcar e a baunilha. Adicione aos poucos o creme de leite fervido e mexa até ficar homogêneo. 

Despeje a mistura em ramenquins (essa receita rendeu 4) e leve para assar em banho-maria a 160ºC por cerca de 40 minutos.

Depois, deixe na geladeira por pelo menos 4 horas. E quando for servir, coloque um pouco de açúcar na superfície e passe o maçarico, deixando a casquinha caramelizada.

creme

Dois recipientes com crème brûlée. Por Daninoce

A mistura do creme gelado com a cobertura quente é demais! 

Tiramisù

O tiramisù é uma das mais famosas sobremesas típicas da Itália. Ela consiste em camadas de biscoito champanhe umedecidas em café coado! 

Seu creme é a base de queijo mascarpone, um tipo de queijo de origem também italiana. Ele é feito a partir da coagulação do creme de leite quando algum tipo de ácido é acrescentado, como o limão ou vinagre.

Aqui no Brasil é um pouco difícil de encontrarmos esse queijo, então, aqui na receita, vamos usar 2 potes de cream cheese.

tiramisu

Prato com tiramisù e colher. Por Bulebar

Para preparar a base da sobremesa, você vai precisar de: 

  • 1 e ½ xícara de café forte coado;
  • ¼ de xícara de chá de rum, licor ou cachaça;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 pacote de biscoitos champanhe;

Já para preparar o creme, vamos precisar de:

  • ¼ de xícara de chá de suco de limão;
  • 100g de açúcar;
  • 2 potes (300g) de cream cheese;
  • ½ xícara de chá de leite;
  • 1 caixinha de creme de leite;

Começamos pela base, misturando o café, o rum e o açúcar para umedecer os biscoitos.

Depois, para preparar o creme, batemos todos os ingredientes na batedeira, até ficar homogêneo. 

Agora, é só partir para a montagem! Em uma travessa retangular (24x16) coloque uma camada de biscoitos umedecidos e outra camada de creme, igual torta de bolacha, sabe?

Repita esse processo até terminar todos os ingredientes, e em seguida, leve para a geladeira por no mínimo 3 horas. Na hora de servir, você pode polvilhar chocolate em pó por cima.

sobremesa de tiramisu

Travessa de tiramisù. Por Receita de Viagem

Lembrando que essa receita rende 12 porções, e seu tempo de preparo é de 25min.

Aliás, pesquisando essa receita, vi muitos relatos de pessoas dizendo que depois que provaram o tiramisù, ele se tornou uma das suas sobremesas favoritas!

Já estou morrendo de curiosidade de experimentar, e você? 

Sobremesas para restaurante buffet

As sobremesas escolhidas para um buffet precisam ser rápidas, práticas e também baratas, pois na maioria das vezes são servidas em forma de cortesia.

Claro que gostaríamos de colocar um tiramisù da vida no nosso buffet, mas acaba pensando demais no bolso.

Quem sabe de vez enquanto você consiga inserir uma sobremesa diferente e mais “gourmetizada” para impressionar a clientela! 

Mas, por enquanto, vamos dar ideias das sobremesas mais simples e baratas, e que por sinal, não deixam de ser deliciosas né? 

Gelatinas

A gelatina pode parecer nada de mais para você, mas que ela tem o poder de proporcionar diversos tipos de sobremesa, ah, isso ela tem!

Pensando nisso, para essa sobremesa não ficar muito óbvia, separamos algumas receitas que você pode fazer no seu restaurante usando a gelatina.

Mosaico de gelatina

Para preparar essa sobremesa que eu, particularmente adoro, você vai precisar de:

  • 5 pacotes de gelatina com sabores diferentes;
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite sem soro;

mosaico de gelatina

Travessa e pote de sobremesa com mosaico de gelatina. Por Balaio de Diva

Prepare cada gelatina separadamente e coloque em formas retangulares ou quadradas, levando à geladeira, e assim que ficarem consistentes, corte em cubos.

Depois, junte 5 colheres de água fria com a gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho maria até dissolver. No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e a gelatina sem sabor diluída, até a mistura ficar homogênea.

Por fim, é só despejar os cubos de gelatina na mistura e levar à geladeira até ficar consistente! Super fácil, né?

Gelatina cremosa com creme de leite

Essa receita com certeza você já deve ter feito em casa, é muito fácil e simples de fazer! 

Aqui, a gelatina se separa do creme e ficam duas camadas. O creme fica muito parecido com uma mousse e você pode fazer com qualquer sabor de gelatina.

gelatina de morango

Sobremesa de gelatina na travessa com morangos. Por Tudo na Cozinha

Os ingredientes são: 

  • 3 caixinhas de gelatina de morango;
  • 2 caixas de creme de leite;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;

Prepare as caixinhas de gelatina todas juntas, com um pouco menos de água do que o normal (para ficar mais consistente), e adicione o açúcar.

Depois, no liquidificador coloque as caixinhas de creme de leite junto com a gelatina e bata por dois minutos. Em seguida, coloque na geladeira por 4 a 5 horas.

Pronto! Você tem mais uma sobremesa usando a gelatina!

Gelatina colorida em camadas

Mais uma sobremesa de gelatina que fica com uma aparência linda, e que inclusive, funciona muito bem para impressionar as crianças!

Essa receita dá um pouquinho a mais de trabalho, mas no final o resultado vale a pena.

geltina arco iris

Gelatina colorida em camadas. Por Meu caderno de receitas

Você vai precisar de:

  • 6 gelatinas de sabores diversos;
  • 100ml de água fervendo;
  • 100ml de água gelada para cada sabor de gelatina;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 caixinha de creme de leite;

Dilua as gelatinas separadamente com a água quente e a água gelada. Coloque a metade do primeiro sabor na forma untada (pode ser de silicone ou de pudim), e leve ao congelador por 15 minutos, ou até criar gelo por cima.

Com a outra metade, adicione 2 colheres de leite condensado, e 2 colheres de creme de leite. Depois dos 15 minutos, despeje a segunda mistura e leve ao congelador novamente.

sobremesa arcoiris

Gelatina arco-irís. Por Ana Maria Braga

Dessa forma, você repete a operação com todos os sabores de gelatina. A última camada deve ser com a gelatina comum, e não com a mistura do creme de leite e leite condensado.

Após a última camada, deixe na geladeira por 4 horas, e então desenforme com a ajuda de uma espátula!

E aí temos 3 formas diferentes de usar a gelatina na sua sobremesa. Quero ver todas elas no seu buffet, em? 

Sagu

Ah… o sagu! Essa é uma sobremesa muito típica aqui no Sul do país, seja nas nossas casas ou nos buffet de restaurantes.

Se você não a conhece, vou te apresentar com o maior prazer, porque é outra sobremesa que eu adoro! (quais não, né?!)

O sagu é uma fécula extraída do interior de várias plantas. Tradicionalmente ele é preparado com vinho tinto, mas, também pode ser preparado com suco de uva, leite, groselha e diversas outras.

Também podemos acrescentar outros ingredientes como a canela, cravo, frutas secas ou frescas, etc. Opção é o que não falta para o sagu, assim como a gelatina!

sagu

Sagu cru e cozido. Por Receitas de Bau

Aqui, vou te passar a receita do sagu tradicional mesmo. Mas lembrando que existes muuuitas formas de prepará-lo, então com o tempo você pode oferecer diversos tipos dessa sobremesa no seu buffet!

Para preparar o sagu de vinho tinto você vai precisar de:

  • 1 xícara de sagu;
  • 4 xícaras de água;
  • 3 xícaras de vinho tinto;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 pau de canela;
  • 4 cravos-da-índia;

Coloque a água para ferver em uma panela, quando estiver fervendo, acrescente o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, misturando sempre para não grudar.

Em outra panela, coloque o vinho, cravo e canela e ferva por 10 minutos. Depois, despeje a mistura na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu fiquem transparentes.

Se precisar, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar e ferva por um minuto.

sagu com creme

Taça com sagu e creme. Por Panelinha

E prontinho! Aqui também comemos o sagu com um creme super fácil de fazer, que vai: leite, gema, amido de milho, açúcar e essência de baunilha. É só levar tudo ao fogo e mexer até virar um creme. 

A mistura do creme e do sagu ficam uma delícia! 

Salada de frutas

A salada de frutas não tem segredo, né? É rápida, fácil de fazer e a maioria das pessoas adora! É quase que um clássico do buffet.

Mas assim como qualquer outra receita, você pode fazer modificações, inserindo ingredientes, caldas e cremes diferentes.

salada de frutas

Vasilha com salada de frutas. Por FreePik

Para preparar essa sobremesa, você escolhe quais frutas pretende colocar e também a quantidade de cada uma.

Depois de picar as frutas, podemos acrescentar um molho especial à sobremesa.

Ele é feito com:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 medida da lata de leite condensado, de suco de laranja;

Em uma tigela, misture esses ingredientes juntamente com as frutas e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora.

Se quiser, para finalizar, ainda pode acrescentar uma pouco de canela em pó, fica uma delícia! 

Sobremesas para restaurante caseiro

Se já amamos o sabor dos pratos de um restaurante caseiro, imagina as sobremesas? Tudo acompanhado de uma memória afetiva de receita de vó!

Parece que cada prato fica mais saboroso quando lembramos do carinho e do amor de nossa família cozinhando aquela receita.

Inclusive, o sagu que citamos aí em cima também se encaixa aqui, viu? 

Mas, além dele, tem outras sobremesas que você já deve estar sentindo falta aqui nessa lista! Então, continue aí com seu caderno de receitas para anotar o passo a passo.

Chico Balanceado

Essa é uma sobremesa que minha mãe faz muito, e não pode faltar de jeito nenhum lá em casa em datas especiais. Só de escrever, chega dar água na boca!

chico balanceado

Chico balanceado na travessa. Por Trip&Food

Para preparar essa sobremesa, você vai precisar de: 

  • 3 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 litro de leite;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 6 gemas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 6 claras;
  • Meia xícara de chá de açúcar novamente;

Numa panela vamos fazer o açúcar caramelizado, usando as 3 xícaras de açúcar e 1 xícara de água. Depois de pronto, vamos colocar no fundo da travessa e deixar esfriar.

Em outra panela coloque o leite, amido de milho, gemas e leite condensado, leve ao fogo médio até virar um creme. Em seguida, despeje na travessa, em cima do açúcar caramelizado.

Agora, em uma batedeira vamos fazer o merengue com as claras em neve, e adicionar a meia xícara de açúcar. Estando pronta, colocamos sobre o creme na travessa.

chico balanceado com banana

Chico balanceado com banana adicionada no caramelo. Por Receitas Preferidas

Colocamos a sobremesa no forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de seis minutos, ou até dar uma dourada no merengue. Depois, esperamos esfriar e conservamos na geladeira!

Se você quiser, também pode inserir frutas na receita, como banana ou morango, tá bom? 

Canjica com leite condensado

A canjica, também chamada de mungunzá na região nordeste, é uma ótima opção para comer em dias frios, servindo ela bem quentinha. 

É bastante popular nas festas juninas, inclusive! Mas você pode comer em qualquer época do ano que ela vai continuar deliciosa hehe.

canjica

Canjica. Por Marola com Carambola

Os ingredientes para preparar essa sobremesa são: 

  • ½ pacote de milho para canjica;
  • ½ xícara de açúcar;
  • ½ litro de leite;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • canela em pó a gosto;

Comece deixando a canjica de molho de um dia para o outro, e depois desse tempo, transfira a canjica para a panela de pressão.

Cubra com água e deixe cerca de 3 dedos acima da canjica, levando ao fogo médio, cozinhando por 35 minutos após pegar pressão.

Depois disso, transfira para uma panela e adicione o leite, mexendo até levantar fervura. Adicione o açúcar e o leite condensando, mexendo até que a canjica fique cremosa.

Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Canjica pronta! É só transferir para uma travessa.

Arroz Doce

O arroz doce também é comum ser servido quente, assim como a canjica. Dessa forma, ele fica mais molhadinho do que quando consumido frio.

Ele também pode ser preparado de diversas formas, com paçoca, nozes, laranja, e muitos outros ingredientes.

arroz doce

Três tigelas de arroz doce. Por Sabor a vida

Aqui, vou te mostrar a receita tradicional, então vamos aos ingredientes: 

  • 2 xícaras de arroz;
  • 10 xícaras de água;
  • 1 litro de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • Açúcar e canela a gosto;

Cozinhe o arroz em fogo baixo nas 10 xícaras de água, até ele ficar mole. Depois, acrescente o leite e mexa bem, deixando ferver por cinco minutos.

Acrescente o leite condensado, ainda mexendo, e se não estiver doce o suficiente, pode colocar mais um pouco de leite condensado ou quatro colheres de açúcar.

Depois de formar um caldo grosso é só servir em porções ou em uma travessa, polvilhando a canela em pó! 

Sobremesa para restaurante delivery

Assim como vimos no nosso post sobre Como cadastrar restaurante no iFood, as sobremesas agregam muito valor estando disponíveis no perfil do restaurante no app.

Juntamente com os pedidos adicionais como talheres e bebidas, as sobremesas acabam fazendo o cliente gastar mais. 

Principalmente quando ele se conhece e sabe que vai sentir falta de um doce após a refeição hehe!

Tudo isso, se feito e entregue com qualidade geram muitas avaliações positivas para o restaurante no aplicativo. Ah, inclusive se de vez em quando rolar uma promoção de sobremesas grátis!

Sendo assim, se você não tem a categoria de sobremesas no seu delivery, se inspire nas nossas ideias e capriche nas entregas dos doces.

Brownie

Está ficando difícil de decidir quais das sobremesas aqui do post é a minha favorita! Você já escolheu a sua? Então espera aí, que o brownie é um forte concorrente.

Essa sobremesa de chocolate é típica da culinária dos Estados Unidos. Ela é feita em uma forma mais baixa e os pedaços são cortados menores e quadrados, comparados ao bolo tradicional.

brownie

Prato com brownie e morangos. Por Vovopalmirinha

É bem fácil de fazer e contempla poucos ingredientes: 

  • 6 colheres de chocolate em pó;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 100 gramas de manteiga derretida;
  • 2 ovos;

Bata os ovos levemente com um garfo e despeje aos poucos na tigela com os ingredientes secos misturados e com a manteiga derretida.

Misture bem até formar uma massa, e aí é só despejar em uma forma retangular untada. Coloque no forno por 30 minutos.

Você ainda pode colocar diversos tipos de coberturas e até mesmo frutas de acompanhamento! 

Mini Churros

Uma ideia de sobremesa muito criativa e muito deliciosa é o mini churros!

Podemos colocar em uma embalagem tranquilamente e ainda mandar mais uma porção extra do recheio para o cliente se esbaldar no doce de leite, leite de condensado, brigadeiro…

mini churros

Mini churros e vasilha com doce de leite. Por Flickr

Para preparar o mini churros vamos precisar de: 

  • 200ml de óleo;
  • 1 colher de chá de água;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 250ml de leite;
  • 1 colher de manteiga;
  • 1 pitada de sal e açúcar ou canela para polvilhar;

Primeiro, junte a água, o leite, a manteiga e o sal em uma panela. Leve ao fogo e quando ferver desligue e acrescente a farinha.

Forme os churros com um bico de confeiteiro ou uma maquininha de churros e coloque no óleo para fritar.

Em seguida, polvilhe no açúcar e decore com o recheio que preferir, ou o que o cliente escolher! 

Pavê de Cookies

Aqui a ideia é oferecer sobremesas diferentes, deliciosas e também com uma bela apresentação, afinal, através do aplicativo os clientes comem com os olhos!

Essa sobremesa é cremosa e crocante ao mesmo tempo, e o melhor de tudo: fácil de fazer.

pavê com cookies

Pavê de cookie. Por Stela Handa - Alto Astral

Os ingredientes são: 

  • 2 xícaras de leite ;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 2 gemas de ovo;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 1 pacote de mini cookies;
  • 1 barra de chocolate meio amargo;
  • ½ caixa de creme de leite;

Em uma panela comece misturando o leite, leite condensado, as gemas e o amido de milho. Quando começar a engrossar, adicione os cookies quebrados.

Adicione esse creme em uma vasilha e em outro recipiente derreta o chocolate e misture com o creme de leite.

Em seguida, despeje o chocolate em cima do creme na vasilha. Leve à geladeira por cerca de 2 horas e sirva bem gelado!

Para finalizar pode adicionar uma decoração e até mesmo os cookies quebrados ou raspas do chocolate.

Conclusão

Eu sei que fizemos você passar vontade com todas essas fotos de sobremesa, mas é por uma boa causa!

Nossa intenção foi te inspirar com ideias de sobremesas que você pode inserir no seu restaurante, de acordo com o estilo dele.

No restaurante natural, por exemplo, procuramos não inserir muitos ingredientes calóricos e industrializados nas sobremesas, se não fugiria demais da proposta do restaurante, né?

Mas, a maioria das receitas dessas sobremesas são flexíveis, então você pode adaptar, mudando ou acrescentando um ingrediente, para deixar tudo com o gosto dos seus clientes!

Espero que tenhamos te ajudado a se inspirar em alguns pratos de sobremesas! Ah, e se você tiver mais uma ideia de doces, pode compartilhar aí embaixo nos comentários!

Além disso, vamos adorar saber quais delas você mais gostou e não vai deixar de apresentar para os seus clientes!

Como um estabelecimento pode lucrar 3xmais