Tudo sobre as Mesas e Cadeiras Tambo

Bem-vindo caro empreendedor, este é um dos inúmeros posts destinados à compreensão dos nossos produtos. E hoje você vai saber tudo sobre as Mesas e Cadeiras Tambo

Nossa missão ao fabricar mesas e cadeiras é de extrema “responsa”. Pois, uma parte das peças vão para os lares mais lindos do Brasil. E outra parte destinado para os restaurantes, bares, cafeterias, pizzarias… de maior sucesso!

Nosso trabalho é realizado com muito esforço no objetivo de entregar um item bonito, bem-acabado, resistente e que se encaixe na necessidade do cliente.

Não queremos apenas vender, queremos que o espaço do nosso cliente, você, prospere. E também seja uma peça de muito bom gosto nas residências. 

É nosso desejo, porque é isso que sabemos fazer e queremos oferecer, nosso melhor. 

Este post tem o intuito de levar até você o conhecimento sobre nossas mesas e cadeiras. Assim, fazer uma compra sem medo da qualidade do produto e a que atende de fato ao que se necessita!

Bora! Saber tudo sobre as mesas e cadeiras Tambo e todos seus inúmeros detalhes?

Quem é a Tambo?

A Empório Tambo é uma empresa 100% brasileira, nascida na cidade de São José do Cedro, interior de Santa Catarina, no ano de 2008. Desde lá fazendo a diferença com muita personalidade, qualidade e durabilidade em todos seus produtos: mesas, cadeiras e banquetas. 

O grande diferencial da Tambo são as mesas revestidas em azulejo. E também a personalização usando a técnica da pirografia. 

Produzida e entregue com o maior carinho e qualidade para bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos gastronômicos bem como salão de festas, barbearias, postos de combustíveis. Enfim uma quantidade muito grande de ambientes.

Ambiente interno com mesas bistro altas e banquetas pretas Mesas e banquetas Tambo personalizadas para o bar e barbearia do nosso cliente Los Hombres

E claro, também residências, servindo não só como um acessório para uso, mas também decorativo. Pode apostar, os produtos da Loja Tambo, se encaixam tão bem na sua casa que fica perfeito em diversos ambientes: varanda, área gourmet, Home Bar, enfim, em qualquer cantinho que houver necessidade.

Homem feliz sentado em uma mesa segurando a cerveja Foto/Cliente João Paulo em Acervo Tambo
Aqui nosso cliente João Paulo aproveitando a sua mesa bistrô alta Tambo personalizada.

Dessa forma vamos atendendo os mais variados públicos por isso, necessitamos entregar peças que sejam de satisfação de todos. Temos uma pasta exclusiva na plataforma Pinterest, com imagens de nossos clientes, convido você conferir e se inspirar!

A matéria-prima usada na Tambo

Cada mesa, cadeira e banqueta aqui da Tambo foi projetada para ser resistente. Por esse motivo optamos pela melhor matéria-prima encontrada por aqui mesmo, no Sul do Brasil. 

detalhe das chapas de madeira multilaminadas Por Tambo
Detalhe aproximado das lâminas de madeira maciça usadas nos tampos das mesas Tambo

As empresas que nos fornecem são certificadas, pois, toda madeira deve vir de reflorestamento. Isso é, de árvores plantadas para a fabricação de móveis e para outros usos. 

Por aqui geralmente utilizamos o eucalipto, pinus e jequitibá. Muito importante salientar que são madeiras secas. O que auxilia para o produto não distorcer ou empenar. Além de contribuir para que seja facilitada a fixação da cola e parafuso.

Sobre o tampo

A Madeira Maciça Multilaminada Naval usada no tampo das mesas aqui na Tambo é a mesma que é utilizada nas embarcações. Ou seja, resistente a umidade. 

Mas Multilaminada por quê? Porque:

  • A chapa é composta por múltiplas lâminas;
  • As lâminas são sobrepostas com os veios em direções cruzadas, o que impede o efeito de empenamento, e aumenta a resistência em todas as direções;
  • Cada camada de lâmina é prensada e colada com cola especial à prova d’água, em uma prensa a quente;
  • No total de lâminas o tamanho chega a 40 mm;
  • É resistente ao tempo de uso.

Mesa com tampo redondo mostrando detalhe aproximado da madeira maciça Por Design Tambo
A foto mostra uma mesa bistrô de tamanho normal (78 cm de altura) com detalhe aproximado da textura das lâminas com o devido acabamento.

Portanto, são produtos que suportam muito bem a rotatividade de dezenas de pessoas por dia, dos mais diversos ambientes gastronômicos. 

Espera um momento! Imagina aqui comigo, o quanto durável pode ser uma mesa e cadeira Tambo dentro de casa?

Então meu amigo leitor, optamos pelo multilaminado naval, pois ele proporciona duas vezes mais: resistência e durabilidade. Do que se fosse utilizado somente uma chapa de madeira maciça. 

O acabamento na madeira ganha uma atenção significativa. 

A maior parte do processo é artesanal, manualmente a madeira recebe de 12 a 16 demãos de acabamento, entre elas lixações, massas, fundos, seladores e vernizes. 

Usamos verniz anti-risco de altíssima resistência nos tampos. Isso indica que por muitos anos a peça vai permanecer conservada.

Sobre a base

Nossas mesas têm dois tipos de base: de madeira e de aço/ferro.

A base de madeira faz parte da mesa quadrada com tampo de 80 × 80 cm, com 78 cm de altura. 

base da mesa de madeira modelo boteco Por Tambo

Para esta base de madeira é usada a árvore Jequitibá, por não ter falhas ou nó. Empregada da mesma forma nos pés das cadeiras e banquetas.

A madeira da base é colada com cola especial (resiste a água). E também é parafusada.  

Já a base de ferro é utilizada nas mesas bistrô, com tampo redondo (60 cm) ou quadrado (60 x 60 cm), com 1 m ou 78 cm de altura.

Base para mesa de ferro com os dois modelos de pés. Foto mostrando detalhe Foto Tambo
Ambas as bases de ferro possuem o mesmo projeto de encaixe nos tampos das mesas. A diferença que a mesa mais alta tem a solda do apoio para o pé

As mesas altas de 1 metro tem o apoio para o pé. É um círculo soldado (também de ferro) em uma altura proporcional para dar maior segurança ao cliente.  

O ferro é um metal que exige cuidados para que ele não venha com o tempo desgastar ou enferrujar. 

Então, o metal chega até nós, revestido de um óleo protetor. Aqui é lavado, seco a fogo para eliminar qualquer umidade e protegido com anticorrosivo ainda quente. 

Logo em seguida pintado com esmalte sintético - do tipo esmalte automotivo, bem resistente. É necessária cada etapa para aumentar a durabilidade do material, então é feito com a maior atenção.

Com a base e o tampo, prontos, é hora de fazer acontecer: personalizar as Mesas Tambo!

Para isso temos várias imagens disponíveis em nosso site divididas em várias categorias: bebidas, carros e motos, bandas, frases, seriados e texturas diversas. Além é claro, da possibilidade de personalização com imagem ou logotipo do cliente.

Mesas Personalizadas

Você já pensou se destacar no mercado usando apenas um dos móveis essenciais dentro do seu estabelecimento? Sim, estamos falando da mesa.

Detalhe de comida em cima de mesa preta com estampa no azulejo Foto/Cliente Snooker Bar em Acervo Tambo
Mesa com estampa do nosso cliente Snooker Bar

Pois é, a simples e tão necessária mesa, não precisa ser só uma mesa. A mesa pode ser personalizada! E é nesse momento, que automaticamente você realça e cria um ambiente convidativo.

Imagine, se o seu negócio for em um ambiente animado, talvez com uma decoração colorida, ou bem jovem, ou ainda uma decoração temática. Além de ganhar vários pontos com o seu cardápio, gostoso e prático. Ainda é admirado pelo conjunto da estrutura, destinada especialmente para um público composto por jovens e/ou pessoas animadas! 

Ao chegar em seu estabelecimento seus clientes dão de cara com mesas estampadas com frases cômicas, desenhos interativos, ou seja,  uma personalização voltada inteiramente ao seu ambiente. 

Ambiente com parede preta com quadros decorativos e chão quadriculado, mesas personalizadas com o símbolo do Batmam. Foto Cliente
Esta foto é do bar do nosso cliente Paulo César, um grande admirador dos super-heróis. Seu bar todo é decorado com o tema. Na foto, a mesa de azulejo do meio, é nossa. Estamos orgulhos de estar ali!

O que você achou? Agrega um valor bem diferenciado no seu estabelecimento, não é? Pode botar fé! 

Até mesmo se seu restaurante for mais chique, atende empresários ou abre para eventos corporativos, as suas mesas podem se destacar. Você pode personalizar com seu logotipo. Uma bela mensagem de agradecimento, desenhos mais sofisticados que compõem a decoração do lugar…sua imaginação é o limite!

Quando o cliente der aquela reparada antes de entrar. Pensar em escolher entre o seu, ou o restaurante do outro lado da rua. Nestas situações, você verá que a personalização se encaixa nas mais diversas formas!

Além disso, vivemos em tempos de Internet e selfies, então já pode imaginar! 

Uma grande maioria das pessoas postam fotos da comida antes de devorar. As chances de aparecer seu logotipo no fundo da foto é gigantesca. Ou se for outro desenho, irá criar uma curiosidade e um interesse a mais nos futuros potenciais clientes. 

Foto-com-clientes-brindando-sentados-ao-redor-de-uma-mesa Por VGstockstudio
Fotos que vão para a Internet ganham o mundo!

Considere! A personalização é uma propaganda indireta, ótima para elevar as vendas e a interação com seu público. 

Já disponibilizamos esses serviços de personalização em nossas mesas, pensando também nessa forma de diferencial para o seu negócio. Vamos saber um pouco mais das técnicas utilizadas?  

Pintura sobre o Azulejo

A pintura no azulejo também chamamos de serigrafia. Esse nome é conhecido, certo? O processo de pintura para que o pigmento fixe no azulejo, é através da queima com o aquecimento do forno que chega a 800 °C. 

Foto representando a serigrafia no azulejo. Por Tambo
Azulejo com o fotolito aplicado sendo recortado para em seguida ser queimado.

Essa ação do aquecimento proporciona o brilho na peça. E o melhor, não risca, não desbota e só é possível ter a pintura danificada,  se o azulejo for quebrado. 

Um ponto positivo a mais para quem adquire mesas personalizadas com azulejo é que elas suprem a necessidade de utilizar toalhas, e são super práticas para usar. 

Fazemos vários testes de cor antes, pelo fato do pigmento ser queimado e cada cor reagir de uma forma com o calor. Por esse motivo também não é possível conseguirmos todas as cores de tinta. 

Então antes do cliente fechar negócio, é realizado uma amostra virtual de como ficará o produto final com as cores que já foram testadas e que temos disponíveis.

Desenho colorido em dois tons representando uma marca. Por Tambo
O logotipo do cliente é adaptado com as cores que temos e aplicado em uma amostra virtual.

Para um bom trabalho, o preferível é que o cliente nos encaminhe a imagem em arquivo digital no formato de vetor - isto é quando o logotipo é produzido em programas de edição como o Illustrator (AI), Corel Draw (CDR).  

Veja agora, como ficaria sua mesa personalizada

Caso o cliente não tenha, é preferível uma imagem com resolução em alta qualidade.  

Pirografia

A personalização aqui na Tambo também ocorre através da pirografia.

Desenho de frutas coloridos e preto com estampa na madeira. Por Tambo
Desenho em vetor é adaptado em traços do laser e também feito uma amostra virtual.

Esta estampa consiste em pegar a imagem desejada (desde que seja em boa qualidade e em vetor), transformá-la em traços e deixar que o laser faça seu trabalho. Um traço sob a madeira, preciso e com uma leve cavidade. 

Essa cavidade não interfere na higienização da madeira, porque ela superficial.

detalhe do pirografo Por Tambo
Esta é uma foto real do detalhe de uma mesa Tambo pirografada.

A personalização de mesas através da pirografia, fica perfeita em qualquer tipo de negócio. E em algumas decorações dão o maior charme. 

Ao receber a imagem do cliente, funciona como na serigrafia, precisamos de imagem de boa qualidade. 

Só a particularidade desta técnica é que precisamos que o desenho tenha poucos detalhes (principalmente riscos próximos), pois é necessário deixar um espaço mínimo entre os traços. Assim o desenho aparece perfeito sobre a madeira.

detalhe aproximado pirografo Por Tambo
A mesma imagem de cima, mas mais próxima para ver como o laser queima a madeira sem aprofundar.

Modelos de mesas

Acreditamos que só mesmo quem está empreendendo no ramo gastronômico consegue sentir a diferença entre os mais diversos tamanhos e tipos de mesas existentes no mercado.

Arriscamos dizer que há uma confusão para saber qual a melhor opção para o empreendimento. Entendemos isso porque somos uma empresa que busca sempre o melhor para nossos clientes.

Percebemos ao longo dos anos a necessidade de cada negócio. E podemos lhe afirmar: nem sempre o projeto do arquiteto está correto, por mais lindo e objetivo que possa estar. Escolher uma mesa, vai muito além do que só ver se cabe no salão.

Ousamos dizer que os projetos que chegam até nós, utilizam modelos em 3D quaisquer, sem uma preocupação profunda sobre questões como recuo das cadeiras necessário para se sentar, os corredores criados ao dispor as mesas, etc. 

No final qualquer 10 cm de uma mesa, ou de um ajuste na posição, pode revelar mais lugares para sua lotação total.

Otimize seu espaço!

Sem falar que a mesa certa tem a ver com: como seu público se comporta. É preciso evitar que assentos fiquem vazios por ter apenas opções de mesas de muitos lugares, quando seu público chega em grupos de 2 pessoas, por exemplo. 

Modelos de mesas que costumamos ver em projetos de bares e restaurantes

Mesa dobrável de madeira com cadeiras Foto do Cliente
Esta mesa dobrável faz parte da família Tambo. Em breve queremos relançar esta linha no mercado.

Mesas dobráveis: se tem mesa mais conhecida em bar são elas! Principalmente em bares que possuem deck externo onde que ha necessidade de guardar as mesas e cadeiras. As dobráveis são práticas e leves para transportar ocupando pouco espaço para serem armazenadas.

Pode ser encontrada em ferro ou em madeira. A opção da compra varia pelo estilo do negócio.  

mesa-e-cadeiras-brancas-de-plástico-no-fundo-branco

Mesas de Bar de plástico: essa é outra opção que muitos bares adotam. Porque são mesas baratas se comparadas com outras de maior qualidade.

Também são leves para transportar, otimizam o espaço, pois são empilháveis e de fácil limpeza.  

Se optar por esse tipo de mesa, precisa escolher muito bem a marca. E considerar que por serem de plástico com o tempo e modo de uso ela vai se desgastando de diversas formas.

Óbvio que para alguns tipos de estabelecimentos, esse modelo de mesa é sem dúvida útil, sendo uma boa opção.       

Cafeteria com vários conjuntos de mesas e cadeiras em madeira. Um grande lustre se destaca. Foto do Cliente
Este ambiente é do cliente Elder, está montando uma linda Cafeteria. Para rotatividade de pessoas, madeira é a melhor opção pela sua durabilidade.

Mesas de madeira: essas mesas são mais procuradas por bares e restaurantes que optam por ter algo mais resistente em seu estabelecimento. 

Os pontos fortes das mesas de madeira, é que se adaptam ao estilo e decoração do ambiente. São firmes e fortes, claro, dependendo da qualidade do produto.  Fique muito atento a essa questão, caso contrário, o custo x benefício não valerá a pena.  

Modelos das Mesas Tambo

Como você já sabe, nossas mesas e cadeiras são produzidas com madeira de ótima qualidade. Porque almejamos a total satisfação do nosso cliente, seja ele empreendedor ou não. 

As Mesas Tambo foram desenvolvidas para atender o maior número de público. Por quê? Simplesmente porque com a nossa experiência ao longo dos anos, foi possível observar que esses tamanhos, são adaptáveis às diversas necessidades de praticamente todos nossos clientes. 

E já já você vai entender direitinho mais detalhado tudo isso.  

Estes são nossos modelos:

Modelo de mesa Tambo Redonda - Bistrô 78 cm de altura com tampo de 60 cm

ambiente interno com mesa redonda e 4 cadeiras Foto cliente

Modelo de Mesa Tambo Redonda - Bistrô 1 m de altura com tampo de 60 cm

Mesa redonda preta com duas banquetas pretas em uma sacada Foto Cliente

Modelo de Mesa Tambo Quadrada - 78 cm de altura com tampo 60 x 60 cm 

Mesas quadradas de madeira com várias cadeiras em ambiente interno. Foto cliente

Modelo de mesa Tambo Quadrada - 1 m de altura com tampo de 60 x 60 cm

varanda-com-mesa-alta-quadrada-e-banquetas-pretas Foto cliente

Modelo de Mesa Tambo Quadrada - Boteco 78 cm de altura com tampo de 80 x 80 cm 

duas-mesas-quadradas-com-6-cadeiras Foto cliente

Tudo compreendido até aqui, certo? Conseguimos lhe mostrar que nossos produtos são fabricados com muito amor e comprometimento, por uma equipe que aprecia também o seu negócio. 

Beleza, mas você ainda precisa comprar as mesas, né? Então vamos que tem muitas informações ainda, inclusive sobre quem faz par com as mesas, nossas cadeiras e banquetas!   

Modelos das Cadeira e Banqueta Tambo

Porque não é só de uma boa mesa que vive um restaurante. As cadeiras e banquetas, devem ser tão maravilhosas quanto. E não falamos só da beleza, mas sim da estrutura e durabilidade. 

Nossas cadeiras e banquetas são robustas feitas com madeira de jequitibá recebem um bom acabamento, realmente são feitas para durar.  

E pensando na durabilidade são utilizados um total de 22 parafusos autobrocantes em suas conexões. Além da cola especial contra umidade. Sem contar que existe uma trava nas conexões das pernas, que garantem ainda mais a firmeza. Por isso é que enviamos elas montadas.

Os assentos são de 30 mm feito de madeira maciça multilaminada naval, levemente inclinados dessa forma dá maior estabilidade para quem senta. 

Já os encostos das cadeiras e banquetas são anatômicos possibilitando maior conforto, modelo concha de 15 mm de espessura. Foram feitos testes e constatado que acomoda perfeitamente vários biotipos de corpos.

Foto de dois encostos, um de cadeira e outro de banqueta Por Tambo

Para ajudar na conservação no pé de ambas é grampeado uma sapata. Isso ajuda para a madeira não ficar diretamente em contato com a umidade dos pisos. 

Modelo Cadeira

As cadeiras Tambo tem as seguintes características: 

  • Altura total até a parte de cima do encosto: 85 cm
  • Largura total: 43 cm
  • Cores: preto e imbuia
  • Altura do chão até o assento: 46 cm 
  • Peso: em torno de 8 Kg

fotografia de uma cadeira com 3 posições diferentes Por Tambo
Ideais para mesas com 70 a 80 cm de altura.

Quero comprar uma cadeira Tambo!

Banquetas

As Banquetas:

  • Altura total até a parte de cima do encosto: 101 cm
  • Largura: 39 cm
  • Cores: preto e imbuia
  • Altura do chão até o assento: 76 cm 
  • Peso: em torno de 7 Kg

fotografia de uma banqueta em 3 posições diferentes Por Tambo
São ideais para mesas bistrô de 100 cm ou 110 cm. E também bancadas de cozinha.

Quero comprar uma banqueta Tambo!

O que você precisa entender antes de comprar mesas e cadeiras de madeira

Agora que você já conhece os materiais utilizados na fabricação das Mesas e Cadeiras Tambo e os modelos disponíveis. 

Vamos esmiuçar outros detalhes relevantes para compreender como analisamos e oferecemos a melhor opção de mesa para o seu negócio. 

Saiba que tudo é relevante de se considerar. E também nas inúmeras situações, bem variáveis.    

Tipo de negócio

ambiente externo com mesas altas e banquetas. Várias plantas Foto cliente

Quando o cliente pede orçamento aqui na Tambo, logo buscamos entender com o que ele trabalha, qual é o tipo de negócio dele. Um bar, restaurante, padaria, pizzaria, etc…???

Precisamos saber qual o tipo de serviço ele oferece, cardápio, fluxo de pessoas, localização… já explico porquê!

Tamanho do ambiente

Temos clientes em todos os cantos do Brasil. E sabemos que a realidade de muitos estabelecimentos do mesmo segmento inclusive, passam longe de serem iguais uns dos outros. 

Por exemplo, dois bares com o mesmo tamanho e que atende as mesmas características de público, porém um localizado no estado de São Paulo e outro aqui no Oeste de Santa Catarina.

Teoricamente necessitaria a mesma quantidade de mesas, porque são de tamanhos iguais. Mas não, porque o público do bar em SP pode ser maior que o de SC. Até se o ambiente tem mais paredes, portas ou janelas, interfere na quantidade e disposição das mesas.  

Por isso que vender mesa para cada tipo de negócio depende muito das condições do local de modo geral. 

Podemos lhe ajudar a projetar em 3D seu espaço com as mesas Tambo. Caso seja arquiteto, baixe nossos modelos 3D para simulações precisas a seus clientes.

Quantidade de pessoas por grupo que frequentam o seu negócio?

Figura comparando mesas de 1,20 com 60x60 cm. Por Tambo
Nessa figura expressamos quanto você ganha em conhecer seu público. Se recebe muitas duplas mesas de 60 x 60 cm são perfeitas. E se chegar 4 pessoas juntas você pode juntar as mesas.

Uma análise do público sempre será importante para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. 

Em nosso caso, bares e restaurantes, segundo o artigo do Sebrae, o ramo tem uma expansão anual de 10%, graças às pessoas que optam por comer fora de casa. 

Provavelmente você é empreendedor e está por aqui se munindo de informações. Mais uma vez é essa a razão de nos preocuparmos tanto em trazer conteúdos relevantes. Afinal, o seu público, indiretamente, é nosso cliente, pois usufrui das nossas mesas e cadeiras. 

Então, para que a gente faça uma boa venda, precisamos entender quantas pessoas diariamente frequentam o seu estabelecimento e mais ou menos por quanto tempo permanecem ali no local, consumindo ou não. 

Digamos, que eles costumam vir em grupos com mais de 6 pessoas, logo precisamos organizar de forma que juntando as mesas você seja capaz de atender esse grupo, confortavelmente. 

Mas se seu público frequentemente costuma vir em grupos  de 4 pessoas? Significa que não há tanta necessidade de juntar mesas. 

E ainda e mais importante, imagine que você opte por mesas de 6 lugares, mas 30% do seu público são casais? Estes casais podem facilmente lotar suas mesas, e você estaria longe de sua lotação máxima. Simplesmente, porque a cada casal que ocupar uma mesa de 6 lugares, inutiliza mesmo que temporariamente, outros 4 lugares.

E saber este número de pessoas nos dá margens para analisarmos quantas e quais mesas vamos colocar no ambiente! Qual o espaço que precisamos deixar entre as mesas. Como elas ficarão dispostas no ambiente.

Aqui a gente engata a segunda e acelera para o tópico de Otimização de Espaço. Porque é fundamental para o empreendedor saber disso tudo. 

Se nesse momento você tem alguma dúvida anota aí em um cantinho para não esquecer, se não sanarmos até o final deste post você pode usar os comentários para nos questionar!!!

Por que fazer a Otimização de Espaço?

Cada vez mais o custo do espaço nos locais onde o público se encontra está maior. E as mesas são o principal elo entre seu cliente e seu estabelecimento gastronômico, elas:

1 - Apoiam os pratos e acomodam seus clientes para os mais diversos tipos de serviço!

2 - São usadas como atrativos quando bem postas!

3 - Podem ocupar espaços diferentes, pelo formato( redondas ou quadradas)

4 - Existem alturas distintas, para usos/públicos distintos!

5 - Ocupam um espaço significativo dentro do seu estabelecimento, e interferem no fluxo de pessoas!

6 -Tem ligação com a quantidade de lugares disponíveis e consequentemente com o faturamento mensal.

7 - São a peça principal da experiência do cliente, é onde tudo acontece!

Vamos conversar mais detalhadamente?

Devo usar mesas redondas ou quadradas?

As mesas quadradas garantem mais espaço de área útil sobre o tampo, por causa dos cantinhos. Já a mesa redonda facilita a movimentação e dá mais espaço justamente por não ter os cantos. 

Então a ideia de usar mesas quadradas ou redondas dependerá do tamanho do seu ambiente e o tipo de comida que serve. 

As Mesas Tambo quadradas auxiliam muito na hora em que é necessário atender um público diversificado de pessoas, facilita para unir várias mesas, ou separá-las, para atender grupos menores ou maiores de pessoas. O que não acontece com as redondas. 

As mesas redondas aqui da Tambo tem o tamanho de 60 cm de diâmetro. Ou seja, são perfeitas para serem usadas como mesa de apoio servindo apenas porções ou mesmo uma única pessoa com um lanche rápido. 

A quadrada de 60 x 60 cm ocupam o mesmo espaço por metro quadrado de uma redonda, mas por seus cantinhos, atende um pouco melhor duas pessoas com lanche. A redonda melhora circulação.

Temos aqui também as mesas de 80 x 80 cm ideais para atender restaurantes e pizzarias, ou qualquer refeição com pratos maiores.  

Possuímos também as mesas de 125 x 80 cm, perfeitas para estabelecimentos que atendem grupos de 6 pessoas, ou para grupos de 4 pessoas onde a mesa é ocupada por pizzas inteiras, por exemplo, ao centro, ou em casos de servir várias tigelas sobre a mesa, além dos pratos.

Lembre-se que a mesa de 80 x 80 cm atende perfeitamente este mesmo público ao unir duas delas, com a vantagem de usá-las separadas para grupos de 2 a 4 pessoas. Desperdiçando menos lugares que se fosse uma mesa de 125 x 80.

Posso usar vários modelos no mesmo ambiente?

Sim, na verdade, deve! Não há regras, mas tudo vai depender de como as mesas precisam ser dispostas para o melhor funcionamento do estabelecimento e evitar lugares vazios. 

Como escolher a altura das mesas para cada situação?

Pessoa sentada na cadeira apoiada em mesa baixa e outra sentada em banqueta em mesa alta. Por Tambo
Montagem com mesas Tambo: a mesa normal com 78 cm e a alta com 100 cm

Fabricamos atualmente mesas com duas alturas diferentes. Altura normal média encontrada que é de 78 cm de altura. E a alta ou bistrô que por sua vez possui 100 cm de altura. 

A diferença das duas é que a baixa, geralmente é usada em tipos de serviço como self-service (autosserviço) que o cliente levanta da mesa para se servir, talvez mais do que uma vez. Por ela ser baixa, é mais comodo se levantar. 

Já a alta, seria para um momento de juntar a galera ao redor da mesa, usando-a apenas para deixar o copo, ou uma porção. Mas o principal ponto de usar uma mesa alta é que ela ocupa menos metros quadrados no ambiente. Assim para lugares que necessitam maior espaço ela é perfeita.  

Como calcular o espaço que vou precisar para as mesas?

Para calcular o espaço que vai ser ocupado usamos: o tamanho total da mesa mais o tamanho da cadeira/banqueta. Consideramos também a distância entre o peito da pessoa sentada e a borda da mesa (seria uma distância confortável para fazer a refeição).

E medimos o recuo necessário das cadeiras/ banquetas usado na hora de se sentar, que fica entorno de cerca de 30 cm a 35 cm da mesa, tanto nas redondas quanto nas quadradas. 

Nas mesas altas pode ocorrer de ter um pouquinho menos desse recuo, mas optamos por usar a mesma margem. Porque temos variações de clientes, os altos, por exemplo, não precisarão usar esse recuo para se sentar nas banquetas. Mas vão precisar nas cadeiras.

Quanto espaço as mesas Tambo ocupam?

Como já mencionamos, a realidade, de bares e restaurantes, bem como padarias, cafeterias, sorveterias… qual for o estabelecimento, varia muito. Sempre há aquele empreendedor que conta com um tamanho reduzido de metros quadrados, para dispor de tantas quantas mesas, acha necessário. 

Por essa questão necessitam ocupar, muito bem ocupado cada centímetro disponível.

Então as nossas mesas de 78 cm com tampo de 60 cm (redondas) e de 60 x 60 cm (quadradas).  Ocupam um total de  3,43 m² isso contando com o recuo essencial.  

figura-de-mesa-vista-de-cima-com-as-medidas-da-area-que-ocupa Por Design Tambo

Mesas Tambo Bistrô de 100 cm de altura com o tampo de 60 cm (redondas) e 60 x 60 cm (quadradas). Quando estiverem com 4 banquetas/ cadeiras, vão ocupar em torno de 2,9 m², considerando o recuo necessário.

figura-de-mesa-vista-de-cima-com-as-medidas-da-area-que-ocupa (3) Por Design Tambo

A mesa Boteco de 78 cm, com tampo quadrado de 80 x 80 cm. Mais 4 cadeiras ocupam o espaço de 3,1 m² já somado o recuo necessário utilizado.

figura-de-mesa-vista-de-cima-com-as-medidas-da-area-que-ocupa (2) Por Design Tambo

Atenção aqui, por favor! Esses metros quadrados será na posição mostrada (que parece um “+” visto de cima, né?) Então, se colocarmos a mesa no sentido de um “x” terá uma variação de alguns centímetros,  para menos no total dos metros quadrados.

Por isso, veja no tópico a seguir quando pusermos mais que uma mesa no ambiente em diferentes posições, ocuparemos, ou mais, ou menos espaço no ambiente.

Disposição das mesas em um ambiente

Se me permite dizer, agora, espaço é bom em qualquer setor da nossa vida. Ninguém gosta de se sentir apertado, sufocado, não é? Porém, como em algumas regras, existe uma exceção. 

No nosso caso a exceção são os clientes. Muitos deles não se incomodam em estarem bem próximos em determinado ambiente. E, por quê não se importam? Bem provável que o desejo e necessidade naquela situação não seja estar totalmente confortável.  

Isso nos dá brecha de ressaltar mais uma vez o quanto é importante conhecer o público, garantindo conquistá-los cada vez mais, principalmente com pequenas ações, como comprar uma mesa. E você vera que colabora e muito na hora de comprar a quantidade de mesas para o seu estabelecimento.

Lembre-se: clientes apertadinhos é exceção, não é regra! rsrsr

Existe um padrão de no mínimo 90 centímetros de distância de uma mesa da outra para que haja passagem e recuo. 

No entanto, surge uma palavrinha acima da nossa cabeça piscando: depende! 

E por quê? Em bares, lanchonetes, restaurantes, padarias… qualquer que for o estabelecimento vai depender do tamanho do local, do número de pessoas que costumeiramente frequentam o ambiente, da movimentação dos funcionários. 

Se o seu estabelecimento for mais limitado em questões de medidas, deve-se usar no mínimo 35 cm de distância de uma cadeira para outra.  

Outro ponto muito importante sobre a disposição das mesas Tambo é que você pode otimizar melhor o seu espaço alinhando elas. 

Quero otimizar meu espaço 

Como já vimos, lá em cima, tanto as mesas quadradas quanto as redondas (por terem o mesmo tamanho da base vão ocupar a mesma quantidade de metros quadrados no ambiente).

Se tornando o principal diferencial, a colocação das mesas. Vamos exemplificar:

Mesas Redondas Altas (100 cm) - alinhadas em “+” 

As banquetas ficam uma de costa para a outra e quando vistas de cima, parece o sinal de mais, “+”. 

Esta forma de dispor a mesa é a que teoricamente mais ocupa espaço no seu ambiente. 

2-Mesas-vista-de-cima-com-tampo-redondo-com-cadeiras-e-anotação-de-metros-quadrados (3) Por Design Tambo
Mesas com tampo de 60 cm dispostas em “+” ocupam um espaço significativo no ambiente

Mesas Redondas Altas (100 cm) - alinhadas em “x”

Na forma de xis as mesas ganham espaço, pois ocupam melhor os cantos e o vazio deixado entre as cadeiras. 

2-Mesas-vista-de-cima-com-tampo-redondo-com-cadeiras-e-anotação-de-metros-quadrados Por Design Tambo
A melhor disposição é com as mesas Tambo posicionadas em “x”

Mesas Redondas Altas (100 cm) - alinhadas em “x” e “+”

Quando colocadas em “xis” e “mais” as mesas, se encaixam, assim tem um melhor aproveitamento do ambiente.

2-Mesas-vista-de-cima-com-tampo-redondo-com-cadeiras-e-anotação-de-metros-quadrados (2) Por Design Tambo
Nesta posição ocupa um espaço com medidas próximas à posição "x"

IMPORTANTE: as mesas com tampo de 60x60 cm quadradas irão ocupar poucos centímetros a mais, a diferença será mínima.

Agora vamos ver quantos metros nossa mesa com o tampo de 80x80 cm, e 78 cm de altura ocupa no ambiente usando as disposições ditas acima.

Você vai notar que aparentemente não ter tanto espaço entre a cadeira e mesa, como é nos outros exemplos das outras mesas. E isso se dá pelo fato delas terem mais espaço embaixo,  mesmo assim tem o recuo necessário para sentar. 

Mesas Quadradas 78 cm - alinhadas em “+” 

Com as mesas de 80x80 cm vai precisar um pouco mais de passagem entre as mesas. E assim como nas redondas mesas dispostas dessa forma ocupam mais metros quadrados.  

2-Mesas-vista-de-cima-com-tampo-quadrado-com-cadeiras-e-anotação-de-metros-quadrados Por Design Tambo

Mesas Quadradas 78 cm - alinhadas em “ x”

A metragem em forma de xis você ganha 2 metros, espaço suficiente para colocar mais uma mesa de 80 x 80 cm.

2-Mesas-vista-de-cima-com-tampo-quadrado-com-cadeiras-e-anotação-de-metros-quadrados (2) Por Design Tambo

Mesas Quadradas 78 cm - alinhadas  em “x e +”

Aqui fica um meio termo dentro das dimensões…

2-Mesas-vista-de-cima-com-tampo-quadrado-com-cadeiras-e-anotação-de-metros-quadrados (3) Por Design Tambo

Simulação em um ambiente

Fique atento!!! A má disposição das mesas podem gerar perda no espaço. Vamos fazer alguns exemplos, usando a mesma medida de ambiente 8 m por 4,5 m. 

Usando mesas quadradas de 60x60 cm com 78 cm de altura.  

Planta-baixa-com-mesas-vista-de-cima (3) Por Design Tambo
Cabem neste ambiente 5 mesas deixando um corredor maior entre alas.

Com uma disposição diferente e intercalando alturas com o mesmo tamanho de tampo 60x60 cm, conseguimos incluir mais mesas no ambiente, sendo o total de 8. Juntando, as mesas atendem grupos de clientes.

Usando mesas quadradas de 60x60 cm com 78 cm e 100 cm de altura.

Planta-baixa-com-mesas-vista-de-cima (2) Por Design Tambo
A opção de juntar mesas sempre é favorável para o empreendedor.

Neste caso colocamos perto da porta a mesa alta de 60 cm, que serve para os clientes enquanto esperam desocupar mesa ou algum lanche rápido. E no restante do ambiente mesas Tambo com 78 cm  de altura com o tampo de 80x80 cm. 

Usando mesa de 60 cm com 100 cm de altura e mesas de 80x80 cm com 78 cm de altura

Planta-baixa-com-mesas-vista-de-cima Por Design Tambo
A opção de colocar uma mesa redonda pode atender uma única pessoa

Acreditamos que você tenha conseguido até aqui, tirar suas dúvidas em relação ao tamanho das nossas mesas. Bem como aprendeu que a disposição delas, no ambiente fazem diferença. 

Só para concluir fizemos essa tabelinha com a mesa ideal para cada caso. Mas tenha em mente que todas as mesas servem de tudo!

Acontece é o que já conversamos anteriormente o tamanho do seu estabelecimento mais as opções de alimentação vão ditar quais e quantas mesas, comporta o seu espaço.

Por exemplo: se você serve almoço buffet pode muito bem ter mesas Tambo de 60 cm (redonda) e 60x60 cm (quadrada) para atender apenas uma pessoa ou deixar acomodado o cliente enquanto espera.   

tabela Por Design Tambo

Conclusão

A nossa intenção com essa leitura é levar conhecimento principalmente ao cliente Tambo e a quem mais vier ter interesse sobre esse assunto. 

Comprar mesas para o negócio no primeiro momento parece ser simples. Mas deve-se considerar alguns detalhes. 

Os primeiros passos para um empreendedor é traçar um plano de negócios. Com ele é possível colocar todas as possíveis situações, ficar diante dos problemas que podem surgir. 

Talvez esse assunto seja simples de ser resolvido, mas há necessidade de se levantar informações, porque de uma coisa temos certeza, uma mesa, não é só uma mesa! 

As nossas mesas são versáteis e se ajustam aos diversos ramos gastronômicos presente no mercado. Embora tenhamos apenas dois modelos, que variam entre altas e baixas, quadradas e redondas. Pela nossos estudos e experiência atendem perfeitamente os mais variados públicos.

Aqui na Tambo, antes de vender sempre buscamos entender a real necessidade da compra. Por isso, nossos vendedores estão com a língua afiada fazendo pergunta em cima de pergunta. Só desse jeito proporcionamos uma compra segura e sem conflitos.

 Se restou alguma dúvida não hesite! Chama a gente em nossas redes sociais!

Esperamos em breve poder lhe vender uma mesa ideal, resistente e linda para fazer parte do seu estabelecimento.

Obrigada por ler nosso post. E até o próximo!!!

 

Fale Conosco pelo Whatsapp